Conheça mais sobre tiro esportivo, modalidade dos Jogos Olímpicos que terá brasileiros

Três atletas do Brasil representarão o país em diferentes níveis

A modalidade de tiro esportivo é um dos destaques das Olimpíadas de Paris neste ano, mas que já é conhecido há um bom tempo pela exigência de precisão, concentração e controle emocional dos atletas. Ela está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição moderna em 1896, e evoluiu ao longo dos anos, incorporando novas categorias e técnicas, mas sempre mantendo seu foco na habilidade de acertar alvos com precisão.

Neste ano, o Brasil conquistou um marco significativo no cenário esportivo internacional ao garantir a vaga nas modalidades de tiro para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para os atletas, a classificação tem grande representatividade em mostrar a potência do país nesta modalidade, o consolidando como um competidor de destaque nesse esporte de precisão.

Preparação dos atletas

Para todos os atletas que disputam os jogos, a preparação envolve um suporte multidisciplinar de federações esportivas, técnicos especializados, além de recursos e infraestrutura adequados. O apoio de instituições focadas em esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desempenha um papel fundamental na jornada dos atletas que buscam o pódio.

Geovana Meyer, no tiro esportivo, é um dos exemplos de atleta que garantiu a vaga olímpica. No caso dela, foi para a prova da carabina três posições, após ser vice-campeã do Pré-Olímpico das Américas, em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil garantiu três vagas no tiro, as outras duas foram de Phelipe Chateaubrian garantiu com a pistola de ar 10m, ao vencer o Campeonato das Américas de Tiro Esportivo em 2022, e Georgia Furquim, pelo skeet feminino.

Disciplinas do tiro esportivo

O tiro esportivo nos Jogos Olímpicos, assim como outros esportes que estão presentes nas disputas, é dividido em diferentes disciplinas principais, entre elas:

Rifle: Em algumas modalidades, os atiradores utilizam rifles de diferentes calibres para atirar em alvos a distâncias variadas. Os equipamentos incluem rifle de ar, rifle deitado, rifle em pé e rifle três posições.

Pistola: Outra modalidade é o tiro com pistola, onde os atletas usam pistolas de ar comprimido ou pistolas de fogo para disparar alvos a diferentes distâncias. As categorias incluem pistola de ar, pistola de tiro rápido e pistola livre.

Tiro ao prato: Esta disciplina envolve atirar em pratos que são lançados no ar a partir de diferentes ângulos e trajetórias. O objetivo é acertar o maior número possível de pratos em uma quantidade de tentativas determinada.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.