Detentor do registro profissional nº 001, o professor Uchôa teve papel fundamental no processo de desmembramento do CRA-SE em relação ao conselho da Bahia
O Conselho Regional de Administração de Sergipe entregou a medalha comemorativa pelos 60 anos de regulamentação da profissão de Administração ao seu fundador, o professor Jouberto Uchôa. A homenagem foi realizada nesta quinta-feira, 23, e contou com a presença da diretoria da autarquia e da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese).
Detentor do registro profissional nº 001, o professor Uchôa teve papel fundamental no processo de desmembramento do CRA-SE em relação ao conselho da Bahia, uma conquista marcada por articulação, persistência e compromisso com a valorização da profissão no estado.
Durante o discurso, o homenageado relembrou os desafios enfrentados na época. “Com muita luta, conseguimos nos desvincular da Bahia. Antes, os profissionais de Administração precisavam se deslocar até Salvador para realizar o registro ou resolver qualquer demanda. Foram muitas viagens para Brasília até conseguirmos nos desvincular”, destacou professor Uchôa.
O presidente do CRA-SE ressaltou a importância histórica de Uchôa para a categoria. “Estamos concedendo a maior honraria da Administração brasileira ao professor Jouberto Uchôa, pioneiro e grande responsável pela criação do nosso Conselho. Há mais de quatro décadas, ele iniciou esse processo com visão e coragem”, afirmou o presidente, Gildson Mendes.
A comenda foi entregue pelo presidente do CRA-SE, Adm. Gildson Mendes; pelo presidente da Acese e vice-presidente do CRA-SE, Adm. Renan Tavares; e pelo diretor Administrativo e Financeiro, Adm. Carlos Eloy Filho. Também participou da solenidade o diretor de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Valter Joviniano.
História
Até 1983, os profissionais de Administração em Sergipe precisavam se deslocar até a Bahia para obter o registro profissional, à época na categoria de técnico em Administração. Após diversas reuniões com associações e autoridades, o professor Jouberto Uchôa liderou o processo que resultou na criação do Conselho Regional de Técnicos em Administração da 13ª Região, com jurisdição sobre Sergipe e Alagoas e sede em Aracaju.
Anos depois, houve o desmembramento entre os estados, consolidando a criação do atual Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), fortalecendo a representatividade da profissão no estado.
LEIA TAMBÉM
Governo de Sergipe intensifica monitoramento da Barragem do Poxim e ações preventivas diante dos efeitos do El Niño
29 de outSergipe reforça transporte intermunicipal no feriado de Finados
29 de outThiago Freitas toca no Projeto Pôr do Sol da FM Sergipe com transmissão ao vivo
29 de outReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →
