Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

Detran-SE exige exame toxicológico para tirar habilitação A e B

Blog

Detran-SE exige exame toxicológico para tirar habilitação A e B

Exame toxicológico é obrigatório para primeira habilitação A e B em Sergipe a partir de hoje.

22/06/2026 · 00h00 · Atualizado às 09h33
Detran-SE exige exame toxicológico para tirar habilitação A e B

Publicidade

Quem for tirar a primeira habilitação nas categorias A e B em Sergipe agora precisa apresentar exame toxicológico negativo. A medida vale desde hoje, 22 de junho, e segue orientação nacional da Senatran.

Publicidade

Publicidade

A apresentação de resultado negativo em exame toxicológico se torna obrigatória a partir de hoje, 22 de junho de 2026, para candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B em Sergipe. A informação foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE).

De acordo com o Detran-SE, essa nova exigência foi implementada em todo o país seguindo uma orientação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que foi encaminhada aos órgãos de trânsito em 15 de maio. Anteriormente, a obrigatoriedade do exame toxicológico se aplicava apenas aos condutores das categorias C, D e E.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

A nova regra também se aplicará aos candidatos que perderam a Permissão Para Dirigir (PPD) e desejam tentar novamente obter a habilitação. O exame toxicológico é um procedimento que possui uma ampla janela de detecção, permitindo identificar o uso de substâncias psicoativas em um período de até 90 dias anteriores à coleta do material.

O Detran-SE destaca que o exame deve ser realizado após a aprovação no exame prático, garantindo que os novos motoristas estejam aptos e livres de substâncias que possam comprometer a segurança no trânsito.

A implementação dessa medida visa aumentar a segurança nas vias e assegurar que os motoristas iniciantes estejam em conformidade com as normas de saúde e segurança exigidas para a condução de veículos.

Publicidade

A nova diretriz reflete o compromisso do governo em promover um trânsito mais seguro e responsável, alinhando-se às melhores práticas adotadas em outras regiões do Brasil.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

Quem for tirar a primeira habilitação nas categorias A e B em Sergipe agora precisa apresentar exame toxicológico negativo. A medida vale desde hoje, 22 de junho, e segue orientação nacional da Senatran.

A apresentação de resultado negativo em exame toxicológico se torna obrigatória a partir de hoje, 22 de junho de 2026, para candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B em Sergipe. A informação foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE).

De acordo com o Detran-SE, essa nova exigência foi implementada em todo o país seguindo uma orientação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que foi encaminhada aos órgãos de trânsito em 15 de maio. Anteriormente, a obrigatoriedade do exame toxicológico se aplicava apenas aos condutores das categorias C, D e E.

A nova regra também se aplicará aos candidatos que perderam a Permissão Para Dirigir (PPD) e desejam tentar novamente obter a habilitação. O exame toxicológico é um procedimento que possui uma ampla janela de detecção, permitindo identificar o uso de substâncias psicoativas em um período de até 90 dias anteriores à coleta do material.

O Detran-SE destaca que o exame deve ser realizado após a aprovação no exame prático, garantindo que os novos motoristas estejam aptos e livres de substâncias que possam comprometer a segurança no trânsito.

A implementação dessa medida visa aumentar a segurança nas vias e assegurar que os motoristas iniciantes estejam em conformidade com as normas de saúde e segurança exigidas para a condução de veículos.

A nova diretriz reflete o compromisso do governo em promover um trânsito mais seguro e responsável, alinhando-se às melhores práticas adotadas em outras regiões do Brasil.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA