Pular para o conteúdo
21 de maio de 2026

urgente

Publicado em 21 de maio de 2026

Estudantes fazem ato em São Paulo e criticam políticas educacionais do governo estadual

Compartilhe:

ato_da_usp

Publicidade

Diretórios acadêmicos da USP, Unesp e Unicamp convocaram manifestação que reuniu cerca de 10 mil pessoas na zona oeste de São Paulo na tarde desta quarta-feira (20).

O grupo saiu do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, e caminhou até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no Morumbi. A rota passou pela Avenida Faria Lima e outras avenidas importantes da região. Segundo os organizadores, a principal reivindicação foi contra a precarização do ensino e as privatizações realizadas por determinação do governador.

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP), que iniciaram uma greve há cerca de um mês, formaram a maioria dos participantes. Também marcaram presença entidades sindicais, sobretudo de trabalhadores da educação, e algumas centenas de estudantes da Unesp e da Unicamp, instituições que vinham promovendo paralisações nas últimas semanas.

Os manifestantes exigiram compromissos concretos sobre o aumento de recursos destinados à permanência estudantil e à qualificação das atividades acadêmicas. Entre as demandas estão a contratação de mais professores e a implementação de políticas de moradia e alimentação para estudantes.

Representantes dos alunos da Unesp e da Unicamp relataram supostos excessos na fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos ônibus que seguiram para a capital na manhã desta quarta. A PRF não se manifestou sobre as reclamações.

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelas universidades estaduais paulistas, também não emitiu posicionamento a respeito do ato.

ato_da_usp

A Polícia Militar montou uma barreira a cerca de 500 metros do Palácio dos Bandeirantes. Em nota, a corporação informou que acompanhou a mobilização e não registrou ocorrências, acrescentando que o esquema operacional foi planejado para garantir a segurança de todas as pessoas, preservar a ordem pública e assegurar o direito de ir e vir da população.

A manifestação seguia em andamento, sem relatos de conflito, e tinha previsão de se manter até cerca das 20h desta quarta-feira.

Com informações de Agência Brasil

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Ultimas notícias

Senador Laércio Oliveira critica decisão do Governo Federal e promete ação após veto ...

21 de maio de 2026

26/09/2023: Corpo do policial sergipano Yago Gomes, morto em AL, é velado em Aracaju

21 de maio de 2026

Deolane Bezerra é presa em operação do MP e da Polícia Civil contra lavagem de dinhei...

21 de maio de 2026

PRF prende motorista alcoolizado em Nossa Senhora do Socorro com revólver .38

21 de maio de 2026

Pesquisa aponta aprovação de 93% para Fecomércio em Sergipe

21 de maio de 2026

Publicidade