Pular para o conteúdo

Farmácia Popular: brasileiros precisam saber dos remédios que são gratuitos

Compartilhe

Graças ao Sistema Único de Saúde (SUS), os brasileiros têm acesso a uma ampla variedade de medicamentos gratuitos por meio do programa Farmácia Popular. Esta iniciativa do Governo Federal está disponível em estabelecimentos credenciados em todo o país. Em celebração aos 20 anos do programa, 10 novos medicamentos foram adicionados à lista de gratuidade, incluindo tratamentos para Parkinson, glaucoma, incontinência, diabetes associada a doenças cardiovasculares e dislipidemia. Além disso, absorventes higiênicos são distribuídos gratuitamente como parte do combate à desigualdade menstrual.

“Esses programas garantem a acessibilidade a medicamentos essenciais, especialmente para pessoas com condições crônicas e de baixa renda, melhorando a adesão ao tratamento. Isso resulta na prevenção de complicações graves, diminuição de internações hospitalares e redução de custos tanto para os indivíduos quanto para o sistema de saúde”, explica Dalton Giovani, farmacêutico e professor do curso de Farmácia da Estácio. Entre os medicamentos disponíveis gratuitamente estão:

  • Asma: Brometo de Ipratrópio 0,02mg e 0,25mg, Dipropionato de Beclometasona 200mcg, 250mcg e 50mcg, Sulfato de Salbutamol 5mcg.
  • Diabetes: Cloridrato de Metformina 500mg e 850mg, Glibenclamida 5mg, Insulina Humana Regular 100ui/ml e Insulina Humana 100ui/ml.
  • Hipertensão: Atenolol 25mg, Besilato de Anlodipino 5mg, Captopril 25mg, Propranolol 40mg, Hidroclorotiazida 25mg, Losartana Potássica 50mg, Maleato de Enalapril 10mg, Espironolactona 25mg, Furosemida 40mg, Succinato de Metoprolol 25mg.
  • Osteoporose: Alendronato de Sódio 70mg.
  • Anticoncepcional: Acetato de Medroxiprogesterona 150mg, Etinilestradiol 0,03mg + Levonorgestrel 0,15mg, Noretisterona 0,35mg, Valerato de Estradiol 5mg + Enantato de Noretisterona 50mg.
  • Dislipidemia: Maleato de Timolol 2,5mg e 5mg.
  • Rinite: Budesonida 32mcg e 50mcg, Dipropionato de Beclometasona 50mcg/dose.

Como Acessar os Medicamentos Gratuitos

Para obter os medicamentos oferecidos pelo programa, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado no Farmácia Popular, identificado com a logomarca do programa, e apresentar uma receita médica (particular ou do SUS) e um documento de identidade com foto que contenha o número do CPF. O SUS, um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, garante acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Com sua criação, o SUS assegurou o direito de todos os cidadãos a um sistema de saúde acessível e de qualidade, desde a atenção primária até procedimentos complexos, como transplantes de órgãos.

FarmáciaPopular #SUS #MedicamentosGratuitos #SaúdePública #AcessoUniversal

Ultimas notícias

Passageiro mata americano sequestrador de avião armado com f...
Anvisa torna obrigatória retenção de receita para venda de c...
Petrobras anuncia redução do preço do diesel
Teatro Tobias Barreto recebe espetáculo 'Musical da Paixão' ...
Estudante é agredido por mãe de aluno em frente a escola est...
Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2...