O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), administrado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), intensificou a chamada para doação de plaquetas por aférese, procedimento considerado essencial para manter o atendimento a pacientes em estado crítico na rede hospitalar do estado.
A técnica permite a retirada seletiva de plaquetas e a devolução dos demais componentes sanguíneos ao doador. Indolor e segura, a coleta dura cerca de 90 minutos e pode ser realizada com intervalo menor do que a doação convencional, possibilitando mais contribuições ao longo do ano.
Importância para pacientes
As plaquetas são fundamentais em tratamentos oncológicos, transplantes, cirurgias de grande porte e doenças hematológicas. Como possuem curto prazo de validade, o Hemose depende de doações frequentes para garantir o estoque.
Voluntários que já participam
Doadora desde 2020, a contadora Michele de Moura, 41 anos, aderiu à aférese há cerca de dois anos. “Não dói nada e a diferença é só o tempo que ficamos na máquina. Hoje eu ajudo, amanhã posso ser eu a ser ajudada”, afirmou.
Com 12 anos de doação de sangue, o pintor Leandro Conceição Lima destaca que a coleta de plaquetas amplia o alcance do gesto solidário. “Saber que posso ajudar ainda mais pessoas me traz grande satisfação”, disse.
A funcionária pública Simone Gomes de Andrade iniciou as doações por aférese em julho de 2024. “Vi que, doando plaquetas, eu poderia ajudar mais gente. Sinto-me realizada em contribuir com quem precisa”, relatou.
Candidatos aptos
Para se tornar doador por aférese, é necessário:
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Pesar mais de 60 kg;
- Ter altura superior a 1,60 m;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter realizado pelo menos três doações convencionais;
- Fazer exame prévio de contagem de plaquetas;
- Comparecer bem alimentado e sem consumir alimentos gordurosos nas 24 horas anteriores.
A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, ressalta que “a doação por aférese é um ato de amor que permite salvar muitas vidas com um único doador”, lembrando que todo o procedimento é realizado com equipamentos automatizados e acompanhamento técnico especializado.
Interessados podem esclarecer dúvidas e agendar a doação pelos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

