HOSPITAL DA CRIANÇA REGISTRA AUMENTO RECORDE EM CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Unidade realiza 57 procedimentos em setembro, o maior número desde sua fundação em 2021

O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem se destacado como referência no atendimento a traumas ortopédicos infantis no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Em setembro, uma unidade hospitalar registrou um aumento significativo no número de cirurgias ortopédicas, realizou 57 procedimentos, quase o dobro da média mensal de 31 cirurgias.

“Fechamos o mês de setembro com 57 cirurgias ortopédicas. Esse é o maior número desde a abertura do hospital, em 2021”, destacou Felipe Medeiros, referência técnica em Ortopedia da instituição. A equipe plantonista realiza todas as cirurgias de urgência e emergência de imediato, enquanto as fraturas fechadas são agendadas para serem operadas pela equipe especializada em Ortopedia Pediátrica, com um tempo máximo de espera que varia entre 48 a 72 horas.

Medeiros enfatizou que a expectativa é que o número de cirurgias continue a aumentar. “Os números tendem a crescer cada vez mais, devido a uma melhor organização e consolidação do fluxo de encaminhamento desses pacientes pediátricos para tratamento especializado no serviço de referência”, afirmou.

As cirurgias realizadas no Hospital da Criança estão relacionadas à Traumatologia Infantil. As urgências incluem fraturas expostas, fraturas de cotovelo (supracondilianas) e infecções (artrites sépticas). Já as cirurgias programadas abrangem fraturas fechadas do fêmur, antebraço, ombro, tornozelo, lesões na mão, epifisiólise, entre outras.

Após os procedimentos, todas as crianças operadas recebem acompanhamento no Ambulatório de Retorno. Para aqueles em tratamento conservador (não cirúrgico), o acompanhamento se estende até uma reabilitação completa.

Uma referência técnica em Ortopedia também orienta pais e responsáveis: em caso de lesões, é importante imobilizar o membro fraturado na posição em que ele se encontra após o acidente, o que ajuda a reduzir a dor e os episódios e evita o agravamento da lesão. “Após esses procedimentos iniciais, o recomendado é procurar imediatamente um hospital ou unidade de urgência mais próxima para atendimento médico”, alertou.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.