INFECÇÃO INTESTINAL: SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTOS

Compartilhe

A infecção intestinal é a causa mais comum de diarreia e acontece quando se consome alimentos ou água contaminados por bactérias, parasitas ou vírus. Pode causar febre, dor abdominal, vômitos e diarreia frequente, sendo mais comum em pessoas que possuem o sistema imunológico fragilizado, como é o caso de crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas.

Na maioria dos casos a infecção intestinal é combatida apenas com o repouso, ingestão de líquidos e alimentação leve e de fácil digestão. No entanto é importante consultar o médico caso os sintomas não desapareçam em 2 dias, no caso das crianças, ou 3 dias no caso dos adultos.

É possível evitar a infecção intestinal por meio da melhora dos hábitos de higiene, tanto pessoal quanto alimentar, sendo recomendado lavar as mãos após usar o banheiro e lavar bem os alimentos antes de manusear ou ingerir.

Imagem ilustrativa número 3

Sintomas de infecção intestinal

Os principais sintomas de infecção intestinal são:

  • Cólicas e dores abdominais;
  • Prisão de ventre ou diarreia, podendo apresentar sangue nas fezes;
  • Vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento dos gases,
  • Perda de apetite;
  • Náuseas;
  • Febre.

Estes sintomas podem surgir logo após o consumo dos alimentos contaminados ou até 3 dias após, variando de acordo com o tipo de microrganismo, gravidade da infecção, idade e estado geral de saúde da pessoa.

É importante lembrar que os sintomas de infecção intestinal são mais graves e preocupantes em crianças e idosos, pois possuem o sistema imunológico mas frágil, o que pode favorecer a proliferação mais rápida do microrganismo e, assim, tornar a infecção mais grave.

Como confirmar

Para confirmar a infecção intestinal, o médico deve avaliar os sinais e sintomas apresentados pela pessoa, não sendo necessário, na maioria dos casos, a realização de exames. Porém, quando os sintomas são persistentes, pode ser necessário realizar um exame de fezes para identificar o agente causador da infecção e, assim, ser possível fazer um tratamento mais direcionado.

Por: REDE D’OR

Ultimas notícias

Symone Morena lança parte 1 do audiovisual ‘Bar da Morena’, ...
Bandas Samprime e D’ Resenha agitarão Réveillon do Mahi Mahi
Escola do Legislativo de Aracaju e Elese realizam curso de c...
Deso conclui recapeamento da Avenida Pedro Calazans
Governo de Sergipe reserva 5% das vagas do concurso da Políc...
Externato São Francisco de Assis lança campanha 'Padrinhos d...