Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Infectopediatria e Médica consultora em vacinas da Dasa
A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.
Conheça os sintomas de pneumonia mais frequentes e quando procurar auxílio médico.
PRINCIPAIS SINTOMAS DE PNEUMONIA
Os principais sintomas da pneumonia são:
- Dor torácica;
- Tosse seca ou com catarro;
- Calafrios;
- Fadiga;
- Febre alta;
- Confusão mental;
- Fraqueza;
- Mal-estar;
- Sudorese;
- Falta de ar ou respiração acelerada;
- Ritmo cardíaco acelerado.
TIPOS DE PNEUMONIA MAIS CONHECIDOS
Há cinco tipos de pneumonias que são mais frequentes. Conheça-os:
PNEUMONIA VIRAL
Os vírus causadores mais comuns da pneumonia viral são: adenovírus; varicela-zóster; influenza; vírus respiratório sincicial e o novo Coronavírus.
A covid-19 afeta o pulmão e, em alguns casos, pode causar uma hipóxia silenciosa, que significa uma privação do oxigênio sem que a pessoa sinta desconforto respiratório.
Todos os vírus podem ser transmitidos via contato direto, porém não são todas as pessoas que desenvolvem a pneumonia.
PNEUMONIA BACTERIANA
As bactérias que mais comumente causam pneumonia são: Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Haemophilus influenzae, Legionella pneumophila.
A pneumonia bacteriana geralmente não é contagiosa e pode ser tratada com antibióticos que são prescritos por um profissional.
PNEUMONIA FÚNGICA
É o tipo de pneumonia mais raro e é causada por fungos. Mesmo sendo rara, pode trazer grandes complicações para pessoas imunodeprimidas ou portadoras de doenças crônicas, como pacientes com câncer e pessoas infectadas pelo vírus HIV.
PNEUMONIA QUÍMICA
Ocorre através da inalação de substâncias tóxicas, como poluição, agrotóxicos, produtos químicos e fumaça.
A exposição a essas substâncias pode acarretar inflamações nas vias aéreas e nos alvéolos.
PNEUMONIA NOSOCOMIAL
Esse tipo de pneumonia está associado à permanência em ambiente hospitalar. É uma infecção frequente nas UTIs e seus principais fatores etiológicos são bactérias presentes nos hospitais e que muitas vezes são resistentes aos antibióticos usados habitualmente para tratar pneumonia.
O QUE É PNEUMONIA SILENCIOSA?
A pneumonia silenciosa é um termo popularmente utilizado para descrever os pacientes que apresentam baixa saturação de oxigênio durante o curso de uma pneumonia, o que pode dificultar o diagnóstico de piora clínica e necessidade de procurar um hospital.
SINTOMAS DE PNEUMONIA SILENCIOSA
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.
TODOS OS TIPOS DE PNEUMONIA SÃO CONTAGIOSOS?
Não. De modo geral, a pneumonia não é uma doença muito contagiosa. Porém, algumas vezes a pneumonia viral e bacteriana podem ser transmissíveis de pessoa para pessoa, via contato direto.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico da pneumonia se dá através de exame clínico, ausculta dos pulmões, radiografias e tomografias de tórax.
O tratamento é realizado com antibióticos, e a melhora clínica começa a partir do 3º ou 4º dia. A internação hospitalar pode ser necessária quando o paciente é idoso ou apresenta outras doenças de base, ou ainda se começa a apresentar sinais de piora clínica, como comprometimento da função dos rins ou dificuldade respiratória.
COMO PREVENIR A PNEUMONIA?
Algumas ações do dia a dia podem ajudar na prevenção da pneumonia, como:
- Não fumar e beber exageradamente;
- Observar as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas;
- Procurar atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações;
- Vacina contra pneumonia.