Delegação iraniana anuncia avanço nas negociações com Washington. Acordo prevê isenção temporária das sanções americanas ao petróleo e já entra em fase de implementação.
Um membro da delegação iraniana que participa das negociações com os Estados Unidos na Suíça informou que foi finalizado um rascunho de acordo que prevê uma isenção temporária das sanções americanas ao petróleo e derivados do Irã. A informação foi divulgada pela agência de notícias semioficial iraniana Fars.
O especialista em economia da delegação, Hossein Ghorbanzadeh, destacou que a isenção das sanções entrará em breve em fase de implementação. As negociações, segundo Ghorbanzadeh, têm se concentrado na implementação da Cláusula 13 de um memorando, além de estabelecer as bases para discutir outras disposições do acordo.
“Estamos focados em cinco pontos principais: o fim da guerra em todas as frentes, o levantamento do bloqueio, a reabertura do estreito, a isenção temporária das sanções para o petróleo e seus derivados e a liberação dos ativos iranianos congelados”, afirmou Ghorbanzadeh.
O especialista também mencionou que as outras disposições do memorando não serão implementadas até que a questão do fim da guerra no Líbano seja resolvida. Essa condição reflete a complexidade das negociações, que envolvem uma série de fatores políticos e econômicos.
A importância do Estreito de Ormuz para a economia mundial é significativa, já que por essa via marítima transita uma grande parte do petróleo que é comercializado globalmente. Assim, a reabertura do estreito pode ser um aspecto crucial nas negociações em andamento.
As conversas entre o Irã e os Estados Unidos, que ocorrem em um contexto de tensões regionais e sanções econômicas, podem ter implicações diretas não apenas para os dois países, mas também para o mercado global de petróleo e a estabilidade econômica de várias nações dependentes desse recurso.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

