Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Pular para o conteúdo
Cultura

Léa Penteado viabilizou Rock in Rio com cobertura pioneira

Léa Penteado acreditou no Rock in Rio desde 1984, virou setorista, foi a primeira assessora de imprensa e segue ligada ao projeto.

04/09/2026 · 00h00 · Atualizado às 08h29
Léa Penteado viabilizou Rock in Rio com cobertura pioneira

Mineira e repórter no O Globo, Léa Penteado acompanhou Roberto Medina desde os primeiros sinais do projeto. Em agosto de 1984 publicou ampla matéria e assumiu funções-chave na comunicação que ajudaram a viabilizar o festival.

Léa Penteado foi uma das primeiras jornalistas a apostar na ideia de um megafestival de música idealizado por Roberto Medina. Mineira de nascimento, carioca por adoção e atualmente vivendo na Bahia, ela acompanhou o projeto desde seus primeiros sinais e acabou assumindo funções essenciais na comunicação do evento.

Publicidade

Recém-chegada de Nova York, Léa trabalhava como repórter de entretenimento no jornal O Globo quando decidiu dar atenção à proposta do empresário. Em agosto de 1984, publicou uma matéria ampla sobre o projeto, ocupando duas colunas de um texto que ela própria sabia ter potencial de destaque. A cobertura inicial rendeu a ela o posto de setorista do festival no jornal, com acesso direto às novidades que vinham da organização.

“Falaram que o Medina estava dando entrevista para falar sobre um festival que ele ia fazer, que era maluco e não sei o quê”

Léa recorda que a ideia fazia sentido para quem havia morado nos Estados Unidos, onde projetos de grande escala já existiam. Em meio à cobertura, ela recebia ligações com informações detalhadas sobre negociações e convidados.

“Como eu havia morado nos Estados Unidos, aquilo fazia sentido”

“Roberto me ligava e dizia: ‘olha, hoje está chegando o empresário do Queen’”

Só quando uma revista americana publicou matéria sobre o festival é que a imprensa local passou a dimensionar sua grandiosidade. Antes disso, Léa diz que se tornou a profissional que mais sabia detalhes técnicos do projeto: medidas do espaço, estrutura de iluminação, figurinos e logística de montagem.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

“Naquela altura, a pessoa que mais entendia de Rock in Rio era eu: sabia quantos quilômetros, quantos metros quadrados de grama, as luminárias, os postes de luz, bailarinas, quantos fios, quantos caminhões de terra… Eu sabia tudo”

O jornal montou uma pequena redação atrás do palco e publicou um tabloide sobre o evento, com Léa entre os responsáveis pela produção de conteúdo. No final do festival, o organizador projetou o futuro convidando-a para participar mais diretamente da próxima edição.

“No próximo, quero você direto comigo”

Publicidade

Ela acabou assumindo formalmente a função de primeira assessora de imprensa do Rock in Rio na edição de 1991. Entre os desafios dessa atuação esteve a cobertura do sequestro sofrido pelo idealizador em 1990, quando coube a Léa transmitir informações à imprensa. Nesse episódio, ela presenciou ainda a capacidade do escritor Paulo Coelho de se desvincular do tumulto: os dois chegaram a “desaparecer” no meio de uma multidão de repórteres.

Ao longo dos anos, o trabalho de Léa incluiu treinamento de voluntários e a organização de uma sala de imprensa — prática ainda pouco comum na época — e ela colaborou em edições posteriores, como as de 2001 e 2004, esta última realizada em Lisboa. No mesmo ano de 2004 ela mudou-se para Santo André, na Bahia, onde passou a administrar uma pousada, mas o jornalismo continuou a chamar sua atenção.

Nesta edição do Rock in Rio, Léa está presente para celebrar e consagrar um projeto no qual acreditou desde o início, mantendo a ligação com a história do festival e o papel que teve em sua consolidação.

A história reforça a importância de profissionais que apostam em projetos ambiciosos e acompanham sua evolução, transformando reportagem e assessoria em memória viva de grandes eventos culturais.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
4 min de leitura

Mineira e repórter no O Globo, Léa Penteado acompanhou Roberto Medina desde os primeiros sinais do projeto. Em agosto de 1984 publicou ampla matéria e assumiu funções-chave na comunicação que ajudaram a viabilizar o festival.

Léa Penteado foi uma das primeiras jornalistas a apostar na ideia de um megafestival de música idealizado por Roberto Medina. Mineira de nascimento, carioca por adoção e atualmente vivendo na Bahia, ela acompanhou o projeto desde seus primeiros sinais e acabou assumindo funções essenciais na comunicação do evento.

Recém-chegada de Nova York, Léa trabalhava como repórter de entretenimento no jornal O Globo quando decidiu dar atenção à proposta do empresário. Em agosto de 1984, publicou uma matéria ampla sobre o projeto, ocupando duas colunas de um texto que ela própria sabia ter potencial de destaque. A cobertura inicial rendeu a ela o posto de setorista do festival no jornal, com acesso direto às novidades que vinham da organização.

“Falaram que o Medina estava dando entrevista para falar sobre um festival que ele ia fazer, que era maluco e não sei o quê”

Léa recorda que a ideia fazia sentido para quem havia morado nos Estados Unidos, onde projetos de grande escala já existiam. Em meio à cobertura, ela recebia ligações com informações detalhadas sobre negociações e convidados.

“Como eu havia morado nos Estados Unidos, aquilo fazia sentido”

“Roberto me ligava e dizia: ‘olha, hoje está chegando o empresário do Queen’”

Só quando uma revista americana publicou matéria sobre o festival é que a imprensa local passou a dimensionar sua grandiosidade. Antes disso, Léa diz que se tornou a profissional que mais sabia detalhes técnicos do projeto: medidas do espaço, estrutura de iluminação, figurinos e logística de montagem.

“Naquela altura, a pessoa que mais entendia de Rock in Rio era eu: sabia quantos quilômetros, quantos metros quadrados de grama, as luminárias, os postes de luz, bailarinas, quantos fios, quantos caminhões de terra… Eu sabia tudo”

O jornal montou uma pequena redação atrás do palco e publicou um tabloide sobre o evento, com Léa entre os responsáveis pela produção de conteúdo. No final do festival, o organizador projetou o futuro convidando-a para participar mais diretamente da próxima edição.

“No próximo, quero você direto comigo”

Ela acabou assumindo formalmente a função de primeira assessora de imprensa do Rock in Rio na edição de 1991. Entre os desafios dessa atuação esteve a cobertura do sequestro sofrido pelo idealizador em 1990, quando coube a Léa transmitir informações à imprensa. Nesse episódio, ela presenciou ainda a capacidade do escritor Paulo Coelho de se desvincular do tumulto: os dois chegaram a “desaparecer” no meio de uma multidão de repórteres.

Ao longo dos anos, o trabalho de Léa incluiu treinamento de voluntários e a organização de uma sala de imprensa — prática ainda pouco comum na época — e ela colaborou em edições posteriores, como as de 2001 e 2004, esta última realizada em Lisboa. No mesmo ano de 2004 ela mudou-se para Santo André, na Bahia, onde passou a administrar uma pousada, mas o jornalismo continuou a chamar sua atenção.

Nesta edição do Rock in Rio, Léa está presente para celebrar e consagrar um projeto no qual acreditou desde o início, mantendo a ligação com a história do festival e o papel que teve em sua consolidação.

A história reforça a importância de profissionais que apostam em projetos ambiciosos e acompanham sua evolução, transformando reportagem e assessoria em memória viva de grandes eventos culturais.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA