O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (27), que a saída de Flávio Bolsonaro do país rumo aos Estados Unidos foi “um ato vergonhoso”. Lula disse ainda que seu adversário nas urnas está em débito com a Justiça, em declaração feita durante encontro com apoiadores na frente do Palácio da Alvorada.
“O cidadão que sai escondido do seu país é porque deve alguma coisa”
Em seguida, o presidente acrescentou que o ato de sair do Brasil foi vergonhoso e que o senador deveria ter entregue o passaporte. Segundo Lula, a Polícia Federal já devia suspeitar da possibilidade de saída do país, porque ele tem inquérito em andamento.
“Esse ato de sair do Brasil é vergonhoso. Ele deveria ter entregue o passaporte. A Polícia Federal já devia suspeitar que ele sairia do Brasil, ele tem inquérito”
Lula recebeu apoiadores que foram celebrar seu aniversário de 81 anos em frente ao Palácio da Alvorada. No local, cortou bolo e fez um discurso em que resgatou episódios de seu passado, incluindo o período em que se entregou à Polícia Federal.
“Resolvi me entregar na Polícia Federal porque queria desmascarar meus acusadores e provar minha inocência”
O texto recordou que, na ocasião, o ex-presidente passou 580 dias preso e foi libertado em 8 de novembro de 2019. Lula também relacionou a trajetória à recente vitória eleitoral e reforçou o princípio de que quem não deve, não teme.
“E estou aqui sendo reeleito para mais um mandato por conta de vocês. Por isso eu digo a vocês, quem não deve, não teme”
O presidente mencionou ainda que, em 2021, o Supremo Tribunal Federal anulou processos conduzidos pelo ex-juiz Sergio Moro, reconhecendo parcialidade nos inquéritos que envolveram Lula. Atualmente, Moro é governador eleito pelo PL, partido ao qual Flávio Bolsonaro está ligado.
Sobre a saída de Flávio do país, um post de Simón Levy nas redes sociais informou que o senador teria chegado aos Estados Unidos em uma articulação liderada pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio. A possível fuga foi também confirmada por uma agência de notícias.
De acordo com o relato, o senador não chegou a entregar os passaportes à Polícia Federal após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Flávio Bolsonaro vinha sendo alvo de investigações em andamento no país.
Além disso, o texto aponta que Flávio Bolsonaro e o advogado Willer Tomaz são investigados por suspeita de lavagem de dinheiro por meio de plataformas de apostas online, as chamadas bets. O senador também responde a outro inquérito que apura o financiamento do filme Dark Horse, sobre a trajetória de seu pai.
As declarações de Lula e as informações sobre a saída do senador se deram em meio ao clima político pós-eleição, com desdobramentos institucionais e investigações judiciais em curso.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

