Morreu na noite de quarta-feira (16), em São Paulo, o professor universitário e ativista Luiz Roberto Alves, aos 78 anos. O velório será realizado a partir das 9h de quinta-feira (18) na Câmara Municipal de Santo André, no ABC paulista.
Nascido em janeiro de 1947, em Murutinga do Sul (SP), Alves tratava um câncer e enfrentava complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) recente. O óbito ocorreu no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.
Carreira acadêmica
Professor sênior e livre-docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Roberto Alves iniciou a vida no magistério já formado em Letras, lecionando em escolas públicas de Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema, onde também exerceu a função de diretor por mais de duas décadas.
Perseguido pela ditadura militar na década de 1970, exilou-se em Israel, onde desenvolveu pesquisas em universidades locais. De volta ao Brasil, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980.
Desde 1981, atuou nos cursos de jornalismo, rádio e TV e publicidade da Universidade Metodista, no ABC, destacando-se pela produção acadêmica de alcance internacional. Em 1988, passou a lecionar Cultura Brasileira na USP, na ECA e, mais recentemente, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).
Atuação política e social
Entre 2012 e 2016, Alves presidiu a Câmara de Educação Básica e foi vice-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Também chefiou as secretarias de Educação, Cultura e Esportes de São Bernardo do Campo (1989-1992) e de Mauá (2001-2003).
Na década de 1990, ajudou a criar o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), com apoio do educador Paulo Freire. Nos anos 1980, integrou o grupo fundador do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo, ao lado da pastora metodista Zeni de Lima Soares.
Família
Luiz Roberto Alves era pai do advogado e ativista de direitos humanos Ariel de Castro Alves. Além de Ariel, deixa os filhos Daniel, José Celso de Castro Alves e Ana Sara Linder Alves; a esposa, professora Sabine Linder; e o neto Gael.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

