Setembro Verde: coordenador da Central de Transplante falará sobre a importância da doação de órgãos

Redação, 09 de Setembro , 2021

Atendendo a um Requerimento da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), no próximo dia 16, o coordenador da Central Estadual de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, proferirá palestra no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), no horário reservado ao grande expediente da Casa. 

“Já que estamos em setembro, mês dedicado a diversas ações voltadas à saúde, temos aí o Setembro Verde, que visa a conscientização sobre a seriedade da doação de órgãos. Precisamos falar para amplificar a importância desse gesto que salva vidas”, argumentou Maria, que é autora da Lei 7.140/2011 que institui a Semana de Conscientização do Doador de Medula Óssea, cujas ações devem ocorrer sempre na segunda quinzena do mês de junho. 

Para ela, é imperativo criar nos cidadãos a cultura de se declarar doador, ainda em vida, para que a família, mesmo em momento de perda e dor, possa autorizar a doação desses órgãos para que outros indivíduos “que vivem a angustiante espera numa fila possam continuar a viver”. A deputada lembrou que, atualmente, existem em Sergipe “são cerca de mil pessoas aguardando um doador”.  

Na avaliação da parlamentar, é essencial a implementação de iniciativas e políticas públicas que gerem a sensibilização e conscientização da sociedade sobre a necessidade premente de, cada vez mais, adotar “esse gesto tão nobre que gera esperança e nova vida".

--
Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc