Programa oferece apoio a negros e indígenas na preparação de candidaturas para pós-graduação no exterior; inscrições vão até 27 de setembro

Com a implementação do ID_BR, Fundação Lemann abre inscrições para Programa Alcance

Redação, 16 de Setembro , 2021

Aos brasileiros que querem estudar no exterior, estão abertas as inscrições até o dia 27 de setembro para o Programa Alcance, promovido pela Fundação Lemann e implementado pelo Instituto Identidades do Brasil - ID_BR. Nesta edição, serão selecionados 20 candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e, em parceria com a Fundação Estudar e Fundação Behring, terão todos os custos relacionados ao processo de candidatura à pós-graduação financiados pelo programa, cujo objetivo é contribuir para promover a equidade racial e econômica no acesso a programas de ensino.

O suporte aos selecionados inclui benefícios como:

1. Apoio em todas as etapas do processo seletivo das universidades estrangeiras;

2. Acompanhamento de orientadores educacionais;

3. Materiais de estudo para testes de admissão;

4. Transporte e acomodação para a realização das provas;

5. Cobertura das taxas de inscrição, envio e tradução de documentos;

6. Curso de Inglês;

7. Curso preparatório para o TOEFL (teste de proficiência da língua inglesa) e o GRE (teste padronizado requerido por algumas universidades no exterior).

“Quando falamos de programas com foco na população negra e indígena estamos falando de reparação histórica e social. Estamos falando de gerar oportunidades para pessoas que historicamente sempre foram colocadas à margem da sociedade e para as quais foram negados a ocupação de espaços, de oportunidades e, por muitas vezes, a garantia de seus direitos. Por isso, ter um Programa como o Alcance, que possibilita que pessoas negras e indígenas possam ter a chance de se prepararem para alcançar o sonho de estudar nas melhores universidades do mundo e poderem, não apenas transformar a sua vida com esta oportunidade, mas utilizar dela para ajudar a transformar a realidade do Brasil é mais do que necessário, é urgente”, diz Anny Romão, coordenadora do Pilar de Educação do ID_BR.

“O Programa Alcance é uma iniciativa que busca brasileiros que têm, em essência, claro comprometimento em exercer liderança em áreas importantes para o desenvolvimento do país. Entendemos que as universidades, ao oferecer espaços de contato com pessoas de todo mundo e conhecimento de fronteira, propiciam um intercâmbio de ideias e experiências que são fundamentais para a transformação social. Nosso objetivo por meio destas parcerias é apoiar a formação de pessoas com atuação nos setores públicos, privados, terceiro setor e academia para que elas atuem – de forma independente – na resolução dos principais desafios do Brasil”, ressalta Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Os interessados em se candidatar para o programa podem fazer a inscrição por meio do site do programa Alcance. Ao fim do processo, os participantes também estarão elegíveis a bolsa de estudos oferecidas pela Fundação Lemann e organizações parceiras da iniciativa Alcance disponibilizadas pelas próprias universidades, como Harvard, Stanford, Columbia, Oxford, MIT, University of Southern California e University of Illinois at Urbana-Campaign.

Sobre o ID_BR

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvem ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscam reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

O que você está buscando?