Breaking: a nova modalidade olímpica é incentivada em Socorro

Redação, 06 de Dezembro , 2021

O breakdance é uma expressão artística urbana que faz parte da cultura do hip hop. A dança, que também é um esporte, é uma das novas modalidades olímpicas confirmadas para os Jogos de Paris 2024. E foi pensando nos artistas urbanos socorrenses que a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Juventude, apoiou o evento “Batalha de Break e Rima”, que aconteceu na tarde do último domingo, 5.

O encontro, que foi organizado pela Nação Hip Hop Brasil e pela Liga Serigy de Hip Hop, foi realizado na praça da feira do Marcos Freire II e contou com a presença de diversos B-Boys, B-Girls e MCs. O vencedor das disputas de breaking ganhou uma premiação em dinheiro, assim como o vencedor da competição de rima.

O ganhador da competição de breaking, o jovem Alexsandro Silva, mais conhecido como B-boy Lex, destacou que o esporte ainda é muito marginalizado e que para ele, participar de um evento como tal é uma forma de resistência. “O breaking me salvou, tirou-me das ruas, mostrou-me que eu sou artista e melhorou a minha vida de uma forma tão grande que eu nem imaginava e, hoje, eu poder participar e ganhar é muito gratificante. Agradeço primeiramente a Deus e depois aos organizadores”.

Além de ampliar os espaços de socialização do município, a Prefeitura busca incentivar a inserção dos jovens nos debates e nas ações locais. “A Secretaria de Juventude está ampliando espaços para que os jovens possam se expressar. Nós entendemos que o jovem faz parte da discussão e também faz parte da construção das políticas públicas”, afirma Junior Trindade, secretário de Turismo e Juventude.

O rapper e membro da Nação Hip Hop Brasil, Anderson Passos, o Hot Black, foi um dos DJs do evento e participou de toda organização. Ele ressalta que ações junto à juventude são importantes porque é no jovem que as políticas públicas precisam chegar. “Há um tempo a gente já vem dialogando com a gestão para construir o que a gente chama de política permanente de ações para a juventude na periferia, antes desse processo pandêmico já existia uma ação em conjunto e agora é com muita felicidade que estamos retomando”.

Fonte: Prefeitura de Socorro


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc