Pular corda emagrece? Quantos quilos por semana, benefícios e mais!

Redação, 28 de Dezembro , 2021 - Atualizado em 28 de Dezembro, 2021


Pular corda emagrece? Quantos quilos por semana, benefícios e mais!


Transforme seu corpo em uma máquina de queimar gordura e acabe com as celulites. Tudo isso, gastando menos de 1h por dia.

 

Pular corda emagrece quantos quilos por semana?

 

Para muitas pessoas, pular corda faz referência às brincadeiras de criança. Realmente esse acessório fez parte da infância de muitas pessoas, mas ele também pode se tornar um aliado poderoso para o emagrecimento. Alguns estudos mostram que pular 30 minutos de corda pode queimar até 600 calorias.

 

É certo que os benefícios de pular corda são inúmeros. Isso significa que, adicionar esta prática a sua rotina irá melhorar sua capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular, coordenação motora e ainda combater a celulite. Além disso, ajudará a fortalecer e tonificar os músculos das regiões superiores e inferiores.

 

Outra vantagem de pular corda é que você não precisa estar em um lugar específico, pois este exercício pode ser realizado em praticamente qualquer espaço. Portanto, além de eficiente no emagrecimento, ele também é versátil. Atrelado a uma boa alimentação e hábitos saudáveis, transformará seu corpo em uma máquina de queimar gordura.

 

Sobre pular corda

 

Confira, logo abaixo, dicas de como fazer esse exercício da maneira correta e os cuidados prévios para quem está pretendendo iniciar os treinos. Lembrando que para fazê-lo basta uma corda e um lugar com espaço suficiente, a hora mais propícia fica a seu critério.

 

Como pular corda e sua postura correta

 

Assim como qualquer outro exercício, pular corda exige postura correta e movimentos certeiros. É muito importante seguir o passo a passo para evitar desconfortos pós treino. Sem contar que com a execução errada, os benefícios podem ser diminuídos ou até mesmo anulados.

 

Primeiramente, mantenha as costas retas, abdômen contraído e os pés juntos. Segure a corda com as mãos na altura do quadril, cotovelos fechados e pulsos apontando para fora. Gire apenas os pulsos e quando a corda estiver próxima aos seus pés, tente dar um pulo baixo e amortecer com os joelhos semiflexionados.

 

Além destes cuidados básicos, usar um equipamento de qualidade e comprimento correto da corda faz toda diferença na hora da atividade. Veja como escolher a corda ideal para o seu treino em as 10 melhores cordas de pular de 2021!

 

 

Quanto tempo e pausas para fazer?

 

Em relação ao tempo que deve ser utilizado, não há exatamente uma regra. Se for iniciante na prática de atividade física, deve sempre tentar começar com pulos mais lentos e pausas frequentes. Caso já possua um condicionamento físico mais resistente, pode aumentar o tempo de ação e diminuir as pausas para descanso.

 

Os treinos podem ser feitos de 1 minuto com pulos contínuos e 1 de pausa, durante 20 minutos. Depois podem evoluir e se tornar 1 minuto de pausa a cada 5 minutos sem parar. Em treinos mais avançados é possível pular durante 10 ou 15 minutos contínuos, alternando entre velocidades mais rápidas e mais lentas.

 

Quem pode e quem deve tomar cuidado ao pular corda?

 

Apesar de ser um exercício que emagrece e ajuda muito no melhoramento da saúde física, pular corda não faz muito bem para algumas pessoas. Em alguns casos, essa prática pode acabar agravando alguns problemas de saúde. Isso porque é considerado um exercício de alto impacto e que exige maior esforço.

 

Principalmente pessoas com sobrepeso, que estejam grávidas, os idosos e também indivíduos com problemas nas articulações, não devem pular corda. Nesses casos, os benefícios são irrelevantes, pois o exercício poderá causar danos aos quadris, tornozelos, joelhos e também à coluna.

 

Sobre os benefícios de pular corda

 

Ao longo desse texto já foi possível ter uma ideia dos benefícios de pular corda, mas agora você os verá de forma mais detalhada. A seguir, saiba todas as vantagens do exercício, considerado um dos mais completos para a saúde, e porque ele deve  fazer parte da sua rotina de treinos.

 

Melhora a capacidade respiratória

 

Um dos principais objetivos de quem busca algum exercício físico é a melhora da estética corporal. Contudo, muitas pessoas também os buscam com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Assim como ajuda a perder peso, pular corda também pode te ajudar a desenvolver a capacidade respiratória.

 

Por ser considerado um exercício aeróbico, que acaba se tornando de alta intensidade, melhora a capacidade respiratória. Pular corda durante 15 ou 20 minutos por dia, é uma opção simples e de fácil acesso que irá trazer mais esse benefício à sua saúde.

 

Promove o bem estar

 

O processo de bem estar sentido após qualquer atividade física já foi estudado por muitos especialistas. Todos eles concordam que esse benefício é atribuído a liberação de algumas substâncias no nosso organismo, uma delas é a endorfina. Ela promove a sensação de prazer, alegria e também mais disposição.

 

Pular corda é uma atividade física de alta intensidade, que promove o aceleramento do metabolismo. Sendo assim, ela também causa esse efeito no corpo de quem a pratica. Principalmente se for realizada ao ar livre, irá trazer esse bem estar e muita disposição para seu cotidiano.

 

Tonifica os músculos

 

Quem pensa que só é possível tonificar e definir os músculos apenas com a musculação, está muito enganado. Pular corda é um exercício que trabalha todo o corpo e consegue proporcionar a melhora do tônus muscular. O peso corporal funciona como um tipo de carga, assim é preciso muita resistência na execução do movimento.

 

Faça pelo menos 20 minutos desse exercício diariamente e tonifique glúteos, coxas, panturrilhas e até mesmo os braços e ombros. Ele ainda promove a definição dos músculos, contribuindo para a melhora do contorno corporal. Lembre-se de executá-lo de forma correta e precisa.

 

Ganha coordenação motora e concentração

 

Outro benefício maravilhoso desse exercício é a melhora significativa da coordenação motora e da concentração. Manter o foco durante uma atividade física é essencial para a obtenção do sucesso nos resultados. Durante os saltos, é preciso foco para não errar e finalizar o movimento corretamente, isso acaba desenvolvendo a concentração.

 

Ao pular corda, são trabalhados equilíbrio e coordenação motora em conjunto. Como é um exercício repetitivo, essas capacidades vão se aprimorando mais e mais. Portanto, não há dúvidas de que ele vai ser uma grande ajuda para quem busca alcançar esses objetivos.

 

É barata e pode pular corda em qualquer local

 

Uma das questões mais relevantes em relação às modalidades de atividades físicas, é quanto irão custar aos bolsos dos praticantes. Não é para menos, já que dinheiro não é algo abundante para a maioria das pessoas. Contudo, a boa notícia é que pular corda é um dos exercícios mais baratos e práticos que você vai encontrar.

 

É possível comprar uma corda específica por menos de R$ 15,00 em muitas lojas de materiais esportivos. E caso não possa comprá-la, pode utilizar uma corda nautica mais fina. Além disso, você ainda pode realizar a atividade em qualquer local, seja dentro de casa ou ao ar livre, em parques e praças.

 

Comece a pular corda para emagrecer de forma fácil!

 

Pular corda é um exercício democrático e prático, que pode ser realizado em qualquer lugar. Ele auxilia na perda de gordura corporal e tonifica os músculos de todo o corpo. Faz bem à saúde e ajuda de forma eficaz no melhoramento do foco e da coordenação motora de quem o realiza.

 

Pular corda pode ser a solução que você estava procurando para ter motivação e passar a ter uma vida mais saudável e ativa. É sempre bom lembrar que nenhum exercício faz milagre e muito menos funciona sozinho, é preciso incluir hábitos saudáveis na sua rotina.

 

Agora que já sabe todas as vantagens, indicações e contraindicações deste exercício, está na hora de pegar sua corda e começar a pular. Escolha um ambiente que te deixe à vontade, se preferir coloque uma música para animar e inicie a sua rotina de treino. Continue investindo na sua saúde e até a próxima!

 

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