143 anos de Largarto: conheça um pouco da história do município que é uma das mais antigas povoações do Estado

A cidade é chamada de "capital do interior" por ser uma das maiores cidades do interior e o terceiro município mais populoso de Sergipe

Redação, 20 de Abril , 2023

BREVE HISTÓRIA

A história revela que a sede do município é uma das mais antigas povoações do Estado, sendo a terceira vila criada na capitania sergipense, cuja colonização já estava no território em 1596. Estabeleceram-se na região, por conta das cartas de sesmarias, em maio do mesmo ano, Domingos Fernandes Nobre, Antônio Gonçalves de Santana e Gaspar de Menezes.

A colonização das terras de Lagarto aconteceu no século XVIII, após a chegada de um novo grupo de colonos, o que deu origem às fazendas de gado e aos engenhos. Alguns historiadores defendem a tese de que Lagarto nascera no povoado Santo Antônio, distante seis quilômetros da atual sede do município, onde ainda existe o marco inicial erguido próximo à capela que leva o nome do povoado.

Contam, ainda, que os habitantes da época saíram desta localidade por conta de um surto de varíola que vimou muitos moradores, e se instalaram onde hoje se encontra o centro da cidade. Duas versões conduzem ao nome do município: a existência de uma pedra em forma de lacerlio, encontrada às proximidades de um riacho; e o registro de um brasão com a marca de um lagarto, deixado por uma família de nobres portugueses.

A divisão de terras, que aconteceu no período de colonização, fez com que cooperavas fossem montadas, a exemplo da instituição erguida na Colônia 13, fundada em 1960, e que permiu a produção por colonos em todas as direções. Segundo Luiz Antonio Barreto, o lugar foi tão bem dividido que, em 1757, quando os vigários fizeram relatos e deram notícias das freguesias de Sergipe, a de Lagarto chamava a atenção, pois as povoações estavam muito próximas uma das outras, coisa de légua e meia ou em meia légua de distância, o que explica a existência de mais de uma centena de povoados.

Como reserva de riquezas naturais, possui argila, calcário e pedras para fabricação de brita e paralelepípedo. Lagarto também foi sede de um dos três distritos militares de Sergipe, em 1658. A elevação de freguesia à categoria de vila aconteceu em 1698, dois anos depois da criação da Ouvidoria Autônoma de Sergipe. Passou à categoria de cidade em 20 de abril de 1880, data oficial de sua emancipação.

GEOGRAFIA

Localiza-se a uma latitude 10º55'02" sul e a uma longitude 37º39'00" oeste, estando a uma altitude de 183 metros. Possui uma área de 1.036 km² e está situado na microrregião agreste de Lagarto. A hidrografia do município é composta pelos rios Vaza-Barris, Piauí, Jacaré, Piauitinga de Cima, Machado e Caiçá, pelos riachos Oiti, Pombos, Flexas e Urubutinga. No seu solo, há riquezas minerais exploradas e inexploradas: argila, calcário, mármore, enxofre e pedras de revestimento. Sua área de preservação são as piscinas do povoado Brejo e o Balneário Bica (fonte natural no perímetro urbano).

Hoje, há mais de 100 povoados que compõem o município. Os principais são Colônia Treze, Açuzinho, Açu, Caraíbas, Brasília, Brejo, Jenipapo, Gameleiro, Urubutinga, Araçás, Estancinha,Urubu Grande, Boa Vista do Urubu, Coqueiro, Boieiro, Mariquita de Baixo,Mariquita de Cima, Tapera dos Modestos, Rio Fundo de Cima, Rio Fundo de Baixo, Carcará, Candeal, Flexas, Quipé, Bonfim, Quilombo, Telha, Pururuca, Santo Antônio, Taperinha, Itaperinha, Tanque, Curralinho, Campo do Crioulo, Saco do Tigre, Saco Redondo, Gavião, Oiteiros,Várzea dos Cágados, Brejo, Moita Redonda, Fazenda Grande, Tapera do Saco, Sobrado, Pé da Serra do Qui, Luís Freire, Mangabeira, Rio das Vacas, Olhos d'Água,Pindoba, Madanela, Barro Vermelho,Limoeiro, Fundão, etc.

DEMOGRAFIA

A população de Lagarto é mista, com predominância de ascendência portuguesa. O censo 2010 mostra, que 48,46% da população reside na zona rural, já a zona urbana tem 51,54%. A população masculina é de 49,02%, e a feminina é de 50,98%. Possui 33.532 domicílios.

ECONOMIA

Em Lagarto, as atividades econômicas com destaque são o cultivo de tabaco e plantas cítricas. Na criação têm-se os rebanhos bovinos, equinos, ovinos, suínos; e os galináceos. A industrialização do tabaco movimenta a economia do município em que mais da metade de sua produção é exportada para outros estados.

TURISMO

No município de Lagarto, há importantes pontos turísticos: Barragem Dionízio de Araújo Machado a orla da barragem Dionísio de Araújo Machado, em Lagarto, promete ser uma das grandes obras turísticas do município, Praça Dr. Filomeno Hora, Pedra da Arara, Cachoeira do Saboeiro, Parque das Palmeiras (antiga Fazenda Bonfim), Fazenda Boa Vista da Cajazeira (por seu imponente casarão do século XIX em estilo colonial), Rios locais e o Santuário Mariano de Nossa Senhora da Piedade (onde existe uma imagem de La Pietá, que igual só há na Espanha, coroada com autorização de Sua Santidade o Papa João Paulo II).

Há também festas anuais de renome estadual e nacional, são elas: LaGospel Music, Lagarto Folia, Cilibrina (uma das mais tradicionais do Nordeste, com mais de 80 anos de tradição), Festival da Mandioca, Vaquejada de Lagarto, Exposição Agropecuária de Lagarto (A partir de 2016 passou a se chamar EXPOLAGARTO), Desfile Cívico-Militar, Festa da Padroeira, Forroreta, Madereta, os tradicionais Natais dos Povoados.

 

Com informações da Emdrago e Wikipédia*


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?