'Vaga para corno': pichação inusitada em rua chama atenção para estacionamento irregular

Nas redes sociais, morador assumiu autoria da pintura para reclamar sobre paradas indevidas. Pichação foi removida e prática pode configurar crime ambiental.

Redação, 10 de Maio , 2023 - Atualizado em 10 de Maio, 2023

 

Em Chapecó, no Oeste catarinense, um morador pichou uma vaga de estacionamento em uma das vias da cidade com os dizeres "vaga para corno". Nas redes sociais, o suposto responsável reclamou da parada indevida de outros motoristas no local, que estaria impedindo a saída do veículo dele da garagem.

A pichação do asfalto, ação passível de infração ambiental, alerta para outra prática irregular, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que é o estacionamento de veículo em frente à guia rebaixada de calçada, destinado à entrada ou saída de veículos.

O g1 SC procurou o morador que publicou a imagem nas redes sociais, mas não houve retorno. Na publicação, ele escreveu: “Ontem tive o prazer de pichar o asfalto em frente minha casa. O desrespeito do povo chapecoíno é muito grande”.

A Prefeitura de Chapecó informou que identificou a pintura irregular e fez na quarta-feira (3) a remoção da pichação, ocorrida na Rua Quintino Bocaiúva, na Zona Central da cidade.

O município também informou que não foi feito registro de ocorrência, pois não foi identificado o autor. Apesar da pichação no asfalto poder configurar crime ambiental, ela não está prevista no Código Brasileiro de Trânsito, ao contrário do estacionamento irregular.

Altair Antunes, Presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), explica que apesar do protesto, o morador deve procurar o órgão de trânsito municipal para solucionar o problema.

"A sinalização de trânsito é de competência do órgão executivo de trânsito com circunscrição sobre a via, no caso a prefeitura municipal. Se algum condutor ali estacionar, poderá ser autuado pela infração de estacionamento em guia rebaixada e ter o seu veículo removido ao depósito municipal de veículos", pontuou.

 
Do G1


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc