Prefeito Carivaldo assina Termo de Cooperação Técnica para criação de Unidade de Conservação Ambiental

Acordo envolve os municípios de Macambira, São Domingos e Campo do Brito; e viabilizará a implantação da Rota da Farinha

Redação, 30 de Agosto , 2023 - Atualizado em 30 de Agosto, 2023

O prefeito de Macambira, Carivaldo Souza, esteve na sede da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), nesta terça-feira (29/08), para assinar Termo de Cooperação Técnica, visando a criação de Unidade de Conservação Ambiental. O acordo também envolve a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e as Prefeituras de Campo do Brito e São Domingos, pois vai complementar, por meio do ecoturismo, a implantação da Rota da Farinha.

Carivaldo destaca a importância de apoiar o turismo, pois é um setor que movimenta a economia gerando emprego e renda. "Sem dúvida, a implementação trará novos postos de trabalho para o nosso povo, portanto, estamos pensando também no futuro das próximas gerações".

A Rota da Farinha passa pelas principais rodovias estaduais da região – SE-170, SE-240 e SE-255 –, que cortam os três municípios, perfazendo uma extensão de 80,6 quilômetros. Além das belezas naturais, como a famosa Cachoeira de Macambira e a Serra da Miaba, em São Domingos, há atrativos que remetem à cultura, à economia e ao social da região, a exemplo das mais de 600 casas de farinha ao longo do percurso. Assim, o novo roteiro vai proporcionar o turismo de experiência imersiva, unindo trilhas, visitas guiadas às casas de farinha da região e degustação da culinária típica local.

As tratativas também contam com a parceria do Bando do Nordeste (BNB).

SUSTENTABILIDADE

Na última sexta-feira, 25 de agosto, o prefeito Carivaldo Souza também esteve na sede do Ministério Público de Sergipe (MPSE) para assinatura do Pacto de Preservação Ambiental do Projeto “Lixão Mais Não! Por um Sergipe Sustentável”, que tem como objetivo a erradicação dos lixões no Estado, assegurando a destinação apropriada dos resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas e implementação da coleta seletiva.

"Nossa adesão, portanto, marca o início da erradicação da destinação irregular de resíduos sólidos em Macambira, reduzindo, consequentemente, os impactos ambientais no município", disse o prefeito.

O Procurador do Trabalho, Emerson Albuquerque Rezende, explicou que o MPT está unindo esforços para proteger os catadores e catadoras de materiais recicláveis e direcionar essas pessoas que trabalham nos lixões para cooperativas.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Toinho do Trator, o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Souza, a secretária-adjunta de Assuntos Jurídicos, Brenda Bastos, e o secretário municipal de Comunicação, Ita Anderson.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc