Surpresa em Concerto: repertório inovador em Temporada da Orsse no TTB

Redação, 30 de Agosto , 2023

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retorna aos palcos do Teatro Tobias Barreto no próximo dia 31 de agosto, às 20h, para um concerto inovador. Sob a regência do maestro Guilherme Mannis, o grupo apresentará um repertório que transita entre a música tradicional e a redescoberta da música sergipana do séc. XIX e a ousadia da música contemporânea nacional. Entre as peças interpretadas, será trazida ao público a “Sinfonia Isaura”, do compositor sergipano Francisco Avelino (1848-1914), em primeira audição contemporânea; será interpretada a Sinfonia nº94, “Surpresa” de Joseph Haydn, pela primeira vez no estado. Completam o programa as desafiadoras “Variações sobre um Tema de Haydn”, de Johannes Brahms, e as contemporâneas “Variações sobre um Motivo de Camargo Guarnieri”, do compositor brasileiro Carlos dos Santos. Os ingressos estão disponíveis nas bilheterias do TTB a preços populares. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Sem data de composição definida – certamente anterior a 1909, data mais antiga presente nas cópias de manuscritos encontrados –, a “Sinfonia Isaura”, de Francisco Avelino, é o perfeito documento musical do fazer artístico sergipano de fins do séc. XIX/início do XX. Com influências da música sacra e da ópera europeias, a peça é um caleidoscópio de gêneros da época, brilhantemente desenvolvidos e orquestrados pelo mestre sergipano. A partir do trabalho musicológico de Thaís Rabelo e da adaptação sinfônica promovida pelo maestro da Orsse, a obra retorna aos palcos sergipanos em versão inédita.

Executada pela primeira vez no Estado, a Sinfonia “Surpresa”, nº94, de Joseph Haydn (1732-1809), é a segunda das 12 sinfonias compostas pelo criador em sua fase londrina. Seu apelido “surpresa” deriva de uma série de brincadeiras musicais dispostas no segundo movimento da obra, com contrastes bruscos de textura destinados a chocar o público.

A segunda parte do concerto tem “Variações” como principal fio condutor. Inicia-se com a apresentação das “Variações sobre um motivo de Camargo Guarnieri” do brasileiro Carlos dos Santos, escrita em 2013, homenageando o compositor brasileiro com o resgate de elementos da música popular brasileira. A seguir, serão apresentadas as “Variações sobre um tema de Haydn”, de Johannes Brahms (1833-1897). Desenvolvidas a partir de uma melodia de caráter bucólico e pastoril atribuída a Haydn, empregam técnicas sofisticadas de composição e orquestração.

Sobre o concerto, o diretor artístico da Orsse, maestro Guilherme Mannis, comenta: “É um repertório diferentão, mas muito especial. Primeiramente, vamos entender o que era o fazer musical sergipano do fim do séc. XIX/início do XX. Logo em seguida, faremos Haydn em sua plenitude. Um toque de música contemporânea e uma ligação com o romantismo de Brahms: o concerto se encerrará com mais duas obras primas. São repertórios que valem a pena pela beleza, importância e diversidade.”

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Sergipe

Serie Cajueiros – Surpresas e descobertas sinfônicas

Teatro Tobias Barreto, 31 de agosto de 2023, quinta-feira, 20h

Guilherme Mannis, regente

Francisco AVELINO

Sinfonia Isaura

Joseph HAYDN

Sinfonia nº94, “Surpresa”

Carlos dos SANTOS 

Variações sobre um motivo de Camargo Guarnieri

Johannes BRAHMS

Variações sobre um tema de Haydn 

Ingressos disponíveis nas bilheterias do TTB, nos valores de R$10 (meia) e R$20 (inteira). Vendas antecipadas via PIX, e no dia da apresentação, via PIX e em espécie.

Realização: Fundação de Cultura e Arte Aperipê / Governo de Sergipe

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc