Museu da Gente Sergipana realizará programação na 17ª Primavera dos Museus

A abertura acontecerá no dia 19, terça-feira, e para participar do primeiro dia de atividades é necessário efetuar inscrição no site www.museudagentesergipana.com.br

Redação, 15 de Setembro , 2023 - Atualizado em 15 de Setembro, 2023

O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, participará da 17ª Primavera dos Museus. A programação, em consonância com o tema proposto este ano pelo IBRAM: ‘Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas’, acontecerá de 19 a 22 de setembro. Com o objetivo de ressaltar a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia, a programação incluirá debate temático, apresentação de trabalhos acadêmicos, contação de história, exposição de curta duração, mediação diferenciada e intervenção estética.

 

No dia 19, próxima terça, a partir das 16h a programação terá início com o Encontro temático “LGBT+, indígenas e quilombolas:  democratizando o discurso e ocupando espaços”. As atividades deste primeiro dia serão destinadas a pessoas com mais de 16 anos e para participar será necessário efetuar inscrição através do site do Museu da Gente Sergipana (www.museudagentesergipana. com.br), na plataforma de agendamento.  

 

O encontro contará com apresentação da Performance “Sobre Viva”, com a Graduanda do Curso de Licenciatura em Dança/UFS e Estagiária do Museu da Gente Sergipana, Larissa Silva, e com palestra tema da 17ª Primavera dos Museus. Haverá ainda apresentação de trabalhos acadêmicos e debate mediado com o Prof. Dr.  José Fernando Aguiar, que tratará sobre as possibilidades dos museus utilizarem seus espaços a fim de contribuirem com o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

 

O primeiro dia de programação convidará o público presente a participar da intervenção ‘Levantando bandeiras’, que será facilitada pelo Msc. Rafael dos Santos Machado, representante da Casa Amor. Além disso, será aberta a Exposição de curta duração “PRENDAda e desTRAVAda”, da artista Alice Pagan, com a parceria da Casa Amor. A exposição tem classificação indicativa de 16 anos.

 

A Primavera dos Museus continuará no Museu da Gente Sergipana nos dias 20, 21 e 22 (quarta, quinta e sexta) com as visitas diferenciadas que darão destaque para o tema. Sempre às 10h e às 14h, para o público em geral. Ainda no dia 22 haverá contação de histórias para o público em geral, com a contadora de histórias Jolúzia Viana.  

 


Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Museu da Gente Sergipana (@museudagentesergipana_ oficial) e do Instituto Banese (@institutobanese) ou pelo telefone (79) 3218-1551. 

Por: assessoria 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc