Artistas nacionais e locais reverenciam reabertura do Espaço Djenal Queiroz

Redação, 29 de Setembro , 2023


Foto: Joel Luiz

Depois de três anos com atividades suspensas, sobretudo em decorrência das limitações impostas pela pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2), foi reaberto na noite desta quinta-feira (28), o Espaço Cultural Djenal Queiroz, localizado no hall da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Após ter sido deliberado pelo presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), e sob a coordenação do Jornalista e produtor cultural, Beneti Nascimento, o a retomada das atividades passou a acumular votos de felicitações emitidos por músicos, artistas plásticos, gestores culturais, grupos folclóricos e comunicadores.

Nascido em Aracaju, no ano de 1960, o cantor, compositor, violonista e arranjador sergipano Lula Ribeiro, avaliou a medida administrativa como uma referência a ser adotada por outras casas legislativas, órgãos pertencentes ao Poder Executivo, e empresas da iniciativa particular. “Olha o exemplo que a Alese está apresentando para todos. Fico realmente bastante lisonjeado em poder assistir ao reinicio tão aguardado pelos artistas sergipanos deste espaço representativo. Espero que daqui em diante as movimentações culturais neste local sejam gigantes, assim como é o artista sergipano. Parabéns à Alese por este ato importante e que contribui bastante para o fortalecimento das nossas raízes”, afirmou.

Legado de Ilma Fontes

Mesmo com as atividades inviabilizadas até o mês de abril de 2021, a curadoria do Espaço permaneceu sendo administrada pela Jornalista e cineasta Ilma Mendes Fontes. Para Terezinha Oliveira, escritora e historiadora, reiniciar as atividades no hall da Alese representa, de igual modo, reverenciar as pessoas que sempre se doaram à Cultura regional. “Tenho certeza que a querida Ilma está muito feliz com esta medida. Estávamos sentindo muita falta do funcionamento deste espaço, e posso garantir que os artistas sergipanos, a população em geral e a história de Sergipe ganham muito com a volta do Espaço Cultural Djenal Queiroz”, avaliou. Ilma Fontes faleceu no dia 03 de abril de 2021 vítima de câncer.

Compartilhando com o depoimento de Terezinha, o cantor e compositor cearense Santana – o cantador –, destacou que a abertura da Alese para a multiplicação das atividades culturais permite que o progresso do estado de Sergipe esteja em ampla sintonia com o desejo de todos os nordestinos. “Não nasci em Sergipe, mas como bom filho do Nordeste, fico bastante feliz com esta medida. Entendo esta postura da Assembleia Legislativa como uma valorização da nossa cultura popular, e com o fortalecimento das tradições do nosso povo. Parabenizo a Alese por esta iniciativa”, disse. A retomada destas iniciativas teve como temática: ‘Tempo de Flores e Paisagem’.

“Quanto mais espaços culturais sendo abertos e expandidos, melhor para todos. Este tipo de medida permite que o nosso senso de identidade seja reforçado; que os nossos artistas, nas mais variadas áreas de atuação, possam apresentar seus produtos. A nossa sergipanidade está mais fortalecida com a retomada do Espaço Djenal Queiroz. Parabéns, e obrigado a todos que contribuíram para esta nova realidade”, declarou o maestro ítalo-brasileiro, Guilherme Mannis. Por vídeo, também parabenizaram a Alese: Antônia Amorosa – presidente da Funcap; Antônio Porfírio – escritor; Antônio Cruz – artista visual; Sérgio Teles – maestro; Adalto Machado – artista plástico; Marcelo Melo – músico; e os jornalistas: Gilson Souza e Nestor Amazonas.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc