Simpósio discute “sergipanidades” e as relações de pertencimento

Redação, 18 de Outubro , 2023

No próxima segunda, 23 de outubro, Sergipe será palco de uma reflexão profunda sobre as "sergipanidades" e as complexas relações de pertencimento aos diversos territórios que o compõem. Esse encontro de ideias e saberes ocorrerá durante o simpósio “Sergipanidades: as Relações de Pertencimento aos Territórios."

Mas afinal, o que são essas "sergipanidades"? O simpósio se propõe a responder a essa pergunta, explorando as diversas percepções sobre as construções das identidades culturais, ligadas aos diferentes territórios do estado de Sergipe. As sergipanidades se revelam dinâmicas, surgindo no cotidiano, em contextos variados e com muitos propósitos. Essas múltiplas identidades culturais sergipanas são subjetivas, ricas em nuances, harmonias e vozes múltiplas.

O Simpósio representa uma celebração dos dez anos de existência do “Projeto Sergipanidades”, que anualmente se faz presente em escolas, arquivos, praças públicas, bibliotecas e outros espaços, contribuindo para uma compreensão mais profunda e rica das identidades culturais sergipanas.

Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o papel das academias municipais de letras e artes, na construção dessas sergipanidades, bem como ampliar o debate sobre o tema em espaços de memória, instituições de ensino e meios de comunicação. Além disso, o evento destaca a importância de publicações que abordem as identidades culturais sergipanas com narrativas variadas, sejam elas orais, escritas ou imagéticas.

O evento, que acontecerá das 8h30 às 18h no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, se torna possível graças à parceria entre o Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Sergipe e o Projeto Sergipanidades da UFS. A inscrição pode ser realizada através do portal SIGAA da UFS ou através do link no Google Forms disponível aqui.

O que? Simpósio Sergipanidades: as Relações de Pertencimento aos Territórios
Quando? 23 de outubro de 2023. 8h30 às 18h.
Onde? Auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc