Catadores de recicláveis recolhem quase duas toneladas de resíduos do pré-caju

O “Pré-Caju Recicla" monetizou os catadores na entrega do material e estabeleceu uma relação informal nos dias de evento

Redação, 07 de Novembro , 2023 - Atualizado em 07 de Novembro, 2023

A maior prévia carnavalesca do país acabou com saldo positivo para catadores de materiais recicláveis de Sergipe. O “Pré-Caju Recicla”, fruto de uma parceria entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), retirou da avenida e do Camarote Aju quase duas toneladas de materiais recicláveis que viraram renda para centenas de catadores que trabalharam nos três dias de evento.

O “Pré-Caju Recicla" monetizou os catadores na entrega do material e estabeleceu uma relação informal nos dias de evento, além de ainda reaproveitar as latas e garrafas que iriam para o lixo. Durante os três dias de festa, 1,8 toneladas de materiais retirados da avenida ganharam um destino correto, além dos quase 200 quilos restantes, oriundos do camarote.

"O Pré-Caju Recicla é uma das muitas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, onde contribuímos, junto com os catadores, para a destinação dos resíduos de acordo com a logística reversa. Além disso, estimulamos a conscientização na entrega dos materiais de forma voluntária nos locais indicados pelo órgão municipal, uma vez que serão encaminhados para a cooperativa e, através desse processo, contribuirão para a efetivação dos ‘3 Rs’: reduzir, reutilizar e reciclar", esclareceu o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, sobre a importância da iniciativa tanto para os catadores quanto para o evento. a população e a cidade.

O projeto surge do interesse da Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, em colaboração com a Care, para estimular uma folia sustentável e estabelecer diálogos com os catadores. Foram instalados dois pontos centrais de reciclagem, um na região dos Arcos da Atalaia e outro no Havaizinho, com o objetivo de beneficiar os catadores por meio de uma renda extra com a coleta direta de resíduos reutilizáveis e o pagamento imediato por quilograma.

"O cuidado com o destino correto dos resíduos e a melhoria das condições de trabalho dos catadores são elementos indispensáveis e, com a Prefeitura e o Pré-caju, todas as ações tomadas acabam sendo extremamente positivas. Nosso propósito é atrair os catadores informais que frequentam eventos como esses para que conheçam os benefícios de se tornarem cooperadores e evitar os perigos das ruas sem o uso de EPI, por exemplo", destacou o Presidente da CARE, Tárcio Ferreira.

O catador de resíduos, Zózimo de Araújo, foi um dos beneficiados pela iniciativa e colocou no bolso o dinheiro ganho com a coleta, fruto do trabalho durante os dias de festa. "Este ano, temos uma central de reciclagem próxima à folia, o que facilita muito o transporte dos resíduos que eu coletei na avenida e o que é melhor, recebi meu dinheiro na hora que trouxe para a central de recolhimento", destacou.

Deise Maria de Jesus também lucrou com o projeto e levou para casa uma renda extra. Para ela, o ponto de reciclagem é uma novidade. "Esta é a minha primeira vez no Pré-caju, então ver atitudes como essas, que realmente beneficia quem precisa, é maravilhoso. Eu encontrei na separação do lixo uma forma de complementar a renda da família e isso me ajuda muito", ressaltou.

 

PMA


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc