Pesquisa mostra que 56% dos brasileiros acreditam em fake news

Redação, 23 de Dezembro , 2023 - Atualizado em 23 de Dezembro, 2023

 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, em parceria com o Facebook, mostrou que 56% dos brasileiros acreditam em fake news. O estudo, que ouviu 2 mil pessoas em todo o país, também revelou que 46% dos entrevistados já compartilharam uma notícia falsa.

Os dados mostram que a desinformação é um problema sério no Brasil. As fake news podem ter consequências negativas, como a propagação de ódio, a divisão da sociedade e a tomada de decisões baseadas em informações falsas.

A pesquisa também mostrou que as fake news são mais difundidas nas redes sociais. 62% dos entrevistados disseram ter visto notícias falsas em redes sociais, como Facebook, WhatsApp e Twitter.

O estudo também revelou que as pessoas com menos escolaridade são mais propensas a acreditar em fake news. 65% dos entrevistados com ensino fundamental incompleto disseram acreditar em notícias falsas.

A pesquisa sugere que é preciso investir em educação e conscientização sobre o problema das fake news. As pessoas precisam estar mais atentas às informações que recebem e saber como identificar notícias falsas.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?