Pular para o conteúdo

Pão de forma com álcool: conheça riscos à saúde e necessidade de cuidados

Compartilhe

Nessa quinta-feira (11), uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou a presença de teor alcoólico acima do esperado em diversas marcas populares de pão de forma. O estudo aponta que cinco marcas ultrapassam o limite de 0,5% de teor alcoólico, considerado o teor máximo para bebidas alcoólicas no Brasil.

O estudo da Proteste indica que a contaminação dos pães com álcool pode ocorrer durante a adição de conservantes. O álcool utilizado para diluir o conservante deve evaporar antes do consumo, mas o uso excessivo ou a diluição inadequada podem resultar em um teor alcoólico elevado no produto final.

O álcool no pão de forma pode trazer riscos à saúde, especialmente para grupos como grávidas, lactantes e crianças. 

A pesquisa também alerta para o risco de algumas marcas de pão de forma serem barradas no bafômetro. Dependendo da quantidade ingerida, duas fatias do pão da marca Visconti, por exemplo, equivalem a 1,69 g de álcool, ultrapassando o limite de 3,3 g considerado seguro pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A Proteste alerta que a presença de álcool em níveis acima do esperado em pães de forma é um problema sério que precisa ser solucionado. As empresas devem garantir a transparência nas informações dos produtos e os órgãos de controle devem tomar medidas para proteger a saúde dos consumidores.

Ultimas notícias

Passageiro mata americano sequestrador de avião armado com f...
Anvisa torna obrigatória retenção de receita para venda de c...
Petrobras anuncia redução do preço do diesel
Teatro Tobias Barreto recebe espetáculo 'Musical da Paixão' ...
Estudante é agredido por mãe de aluno em frente a escola est...
Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2...