A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (17) a descoberta de um novo reservatório de petróleo de alta qualidade na Bacia de Campos, litoral norte fluminense.
O achado ocorreu no poço exploratório 4-BRSA-1403D-RJS, situado no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, uma área de pós-sal localizada a 108 quilômetros da cidade de Campos dos Goitacazes, em lâmina d’água de 734 metros.
Confirmação do potencial
De acordo com comunicado ao mercado, a perfuração do poço já foi concluída. A presença de petróleo foi comprovada por perfis elétricos, indícios de gás e amostragens de fluido. As amostras seguirão para testes laboratoriais, etapa que permitirá caracterizar os reservatórios e avaliar o potencial da área.
Bloco 100% Petrobras
O bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi adquirido em setembro de 2018, na 5ª Rodada de Partilha de Produção, sob gestão da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). A Petrobras é operadora do ativo com participação integral.
Pós-sal x pré-sal
Reservatórios do pós-sal, como o recém-descoberto, encontram-se logo abaixo do leito marinho, antes da camada de sal, em profundidades menores que as do pré-sal — responsável por cerca de 80% da produção nacional.
Bacia de Campos
Primeira província petrolífera em águas profundas do país, a Bacia de Campos cobre aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados, estendendo-se do Espírito Santo, nas proximidades de Vitória, até Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro. Formada há cerca de 100 milhões de anos, a região continua sendo uma das áreas de maior interesse exploratório no Brasil.
Não há previsão de início de produção, mas a estatal informou que seguirá avaliando o volume e a viabilidade comercial do novo reservatório.
Com informações de Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

