GOVERNO DO ESTADO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PLANO SAFRA 24/25 DO BANCO DO BRASIL EM SERGIPE

Compartilhe

slide_6601338a721c4a286d0728a35a2854ea

O Banco do Brasil lançou em Sergipe, nesta terça-feira (16), a etapa estadual do Plano Safra 2024/2025, que tem como objetivo apoiar o setor agropecuário por meio de linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os grandes produtores.

O evento ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) de Itabaiana, no agreste do estado, e contou com a presença de representantes do Governo de Sergipe. O município foi escolhido como cenário do lançamento devido ao destaque da região agreste no setor do agronegócio estadual.

Por meio do Plano Safra 24/25, o Banco do Brasil vai destinar R$ 260 bilhões para todo o país. O valor é um recorde e corresponde a um aumento de 13% no volume de recursos em relação ao ciclo anterior. De acordo com a gerência da instituição financeira, por causa da eficiência e da capilaridade na aplicação da safra anterior, o investimento representa mais de 50% do volume total de recursos disponibilizados pelo Governo Federal para toda a safra atual.

No caso da região dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, conhecida como Sealba, há algumas especificidades. “Os principais investimentos na região Sealba são para máquinas e equipamentos, nosso carro-chefe. A novidade para a safra que se inicia é a aplicação, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, muito forte na linha de máquinas e equipamentos e aquisição de pequenos implementos até R$ 50 mil para atender maior número de produtores. Estamos reforçando ainda mais o compromisso com a agricultura familiar e médios produtores, aumentando em 44% os valores destinados no Plano Safra para esses públicos”, detalha o superintendente do Banco do Brasil em Sergipe, Marcolino José Rodighero.

Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca Ramos da Silva, lembrou que, além do Plano Safra, os agricultores sergipanos também contam com investimentos e apoio da gestão estadual. “O Governo do Estado não entra diretamente com recursos neste plano, mas apoia e fomenta o setor, prestando assistência técnica por meio da Emdagro e da Coderse, na elaboração de projetos agropecuários, como também tem dado uma contribuição significativa na regularização fundiária. Com o documento de posse da terra na mão, dado pelo Estado, o pequeno produtor tem como acessar crédito junto aos bancos. Isso faz muita diferença”, indicou.

Conforme anunciado pelo Governo Federal durante o lançamento nacional do novo Plano Safra, ocorrido em Brasília/DF, no início do mês, a agricultura familiar contará com juros que variam entre 2% e 6% ao ano por meio do Pronaf. Já os médios produtores contarão com juros de 8% a 10,5% ao ano no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), enquanto para os grandes produtores rurais, as taxas de juros variam entre 7% e 12% ao ano.

Aprovação

Empresário do agronegócio na área de insumos agrícolas, Antônio César Lima avalia como positiva a disponibilização de recursos para a região Sealba. “É muito importante para o agronegócio, não só do estado de Sergipe, como para toda a região. Tenho uma propriedade em Nossa Senhora das Dores e duas lojas de produtos agrícolas, então sei da importância desse investimento para que a economia funcione”, considerou.

O produtor de milho Claudiano Mendonça Goes, do município de Pinhão, chamou a atenção para a celeridade na liberação dos recursos. “Se eles puderem adiantar o nosso custeio, para comprar semente, adubo, podemos ter melhor resultado. A gente não pode perder o tempo do plantio, compromete todo o ciclo”, justificou.

ASN – Foto: Vieira Neto

Ultimas notícias

Horóscopo do dia 03 de janeiro de 2025: Confira as previsões...
Pagamento do Bolsa Família em janeiro tem data definida.
Fies 2025: Serão mais de 112 mil novas vagas
Condutores já podem consultar os valores do IPVA 2025
Nova Carteira de Identidade Nacional promete revolucionar id...
Ao menos 24 prefeitos eleitos não tomam posse no Brasil em 2...