A produção nacional de petróleo e gás natural somou 4,921 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em novembro de 2025, segundo o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta segunda-feira (5), no Rio de Janeiro.
Desempenho do petróleo
Foram extraídos 3,773 milhões de barris de petróleo por dia (bbl/d), resultado 6,4% inferior ao de outubro, mas 13,9% superior ao verificado em novembro de 2024.
Produção de gás natural
A produção de gás natural totalizou 182,57 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), queda de 6,3% em relação ao mês anterior e aumento de 15,7% na comparação anual.
Pré-sal responde por quase 80%
No pré-sal, a produção conjunta de petróleo e gás foi de 3,913 milhões de boe/d, equivalente a 79,6% do total nacional. O volume representa retração de 8,5% frente a outubro e avanço de 15,6% em relação a novembro de 2024.
Desse montante, 3,024 milhões de bbl/d correspondem a petróleo e 141,27 milhões de m³/d a gás natural, provenientes de 178 poços.
Aproveitamento do gás
Em novembro, o aproveitamento do gás natural chegou a 96,9%. O volume disponibilizado ao mercado foi de 61,87 milhões de m³/d, enquanto a queima atingiu 5,71 milhões de m³/d, alta de 5,0% ante outubro e queda de 8,1% na comparação anual.
Predominância offshore
Os campos marítimos responderam por 97,7% da produção de petróleo e 85,7% da de gás natural. Operados pela Petrobras sozinha ou em consórcio, esses campos representaram 89,35% do volume total.
No mês, a produção originou-se de 6.082 poços, dos quais 539 são marítimos e 5.543 terrestres.
Campos e unidades mais produtivos
O campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, liderou a produção de petróleo com 744,30 mil bbl/d. Já no gás natural, o destaque foi o campo de Mero, também na Bacia de Santos, com 40,80 milhões de m³/d.
Entre as instalações, o FPSO Almirante Tamandaré (campo de Búzios) registrou a maior produção de petróleo, com 239.453 bbl/d. No gás, o FPSO Marechal Duque de Caxias (campo de Mero) liderou com 12,83 milhões de m³/d.
Com informações de Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

