A Semana de Vacinação nas Escolas pretende imunizar 27 milhões de estudantes de escolas públicas em todo o país até quinta-feira, 30 de abril. A campanha, iniciada na sexta-feira, 24 de abril, tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 9 meses a 15 anos, com oferta de seis tipos de imunizantes.
São disponibilizadas as vacinas contra HPV, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana (DTP), meningocócica ACWY e covid-19. A ação também estende a vacinação contra o HPV a jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados.
A aplicação das vacinas é feita por profissionais de saúde e depende da autorização dos pais ou responsáveis. A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.
O governo reforça o uso da Caderneta Digital de Vacinação da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. Lançada em abril de 2025, a ferramenta acumula mais de 3,3 milhões de acessos e permite acompanhar o histórico de vacinas e consultar as próximas doses. Recentemente, o aplicativo passou a enviar lembretes automáticos para pais, mães e responsáveis conforme a idade das crianças, com o objetivo de incentivar a atualização da caderneta.
Cobertura vacinal
Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que houve reversão da queda histórica nas coberturas vacinais registrada nos anos anteriores, agravada pelos impactos da pandemia de covid-19. Segundo a pasta, em 2025 todas as vacinas do calendário infantil apresentaram aumento de cobertura em comparação com 2022.
A tríplice viral atingiu 92,96% de cobertura em 2025, ante 80,7% em 2022, contribuindo para manter o Brasil livre do sarampo, mesmo com o avanço de casos na América do Norte. A vacinação contra o HPV também avançou: entre meninas de 9 a 14 anos a cobertura chegou a 86,11% e entre meninos a 74,46%. No público feminino, o índice é cinco vezes superior à média mundial.

No caso da vacina meningocócica ACWY, a cobertura subiu de 45,8% em 2022 para 67,75% em 2025, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
As ações nas escolas seguem até 30 de abril, com profissionais de saúde responsáveis pela aplicação das doses e com a exigência de autorização dos responsáveis para vacinar os estudantes.
LEIA TAMBÉM
Reconhecimento Histórico: Hospital de Cirurgia homenageia Márcia Guimarães por liderança na reconstrução da instituição centenária
16 de setPesquisa aponta queda na prevalência de HPV entre jovens após vacinação
15 de set“A qualidade será pioneira no Brasil”, garante diretor sobre o novo Hospital do Câncer de Sergipe
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

