O Governo de Sergipe executou, em 2025, um aporte de R$ 15.487.866,00 em projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A aplicação foi realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Os recursos vieram do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), mecanismo criado para fortalecer o ecossistema de pesquisa, inovação e empreendedorismo no estado.
Com o repasse, foram lançados editais, programas de fomento, concessão de bolsas e apoio direto a projetos científicos e inovadores, contemplando pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, startups e iniciativas de impacto econômico e social. A Fapitec/SE destaca que o investimento também contribuiu para ampliar a interiorização da ciência e garantir acompanhamento técnico às ações beneficiadas.
Entre 2023 e 2025, o Funtec destinou à fundação R$ 11.724.100,00 exclusivamente para iniciativas de inovação, reforçando as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento tecnológico e à competitividade empresarial em Sergipe.
Alex Garcez, diretor-presidente da Fapitec/SE, afirmou que os resultados de 2025 demonstram “o compromisso das instituições no estímulo da ciência, pesquisa tecnológica e empreendedorismo inovador”. Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, o montante investido representa “um marco importante” e confirma o empenho do governo em gerar oportunidades e melhorias à população.
Gerido pela Sedetec, o Funtec capta e aplica recursos para impulsionar a CT&I no estado, financiando projetos, bolsas e programas como os coordenados pela Fapitec/SE. Os números de 2025 reforçam o papel do fundo como pilar do desenvolvimento sustentável e competitivo em Sergipe.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

