A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, realiza neste sábado, 8, das 8h às 12h, o Dia D estadual de combate à dengue. A abertura oficial ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Tancredo Neves, no bairro João Alves, em Nossa Senhora do Socorro.
Com o tema “Contra o mosquito, todos do mesmo lado”, a mobilização pretende reunir governo, prefeituras e população na intensificação de ações de limpeza, eliminação de criadouros e conscientização sobre cuidados dentro de casas e locais de trabalho. A programação inclui blitz educativa, distribuição de panfletos, orientações e demonstrações práticas de como eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
A gerente de endemias da SES, Sidney Sá, ressaltou que a atividade integra um esforço nacional de prevenção. Segundo ela, o combate ao mosquito “começa em casa, eliminando criadouros e adotando medidas simples”. A gestora lembrou ainda que o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, em 8 de novembro, serve para concentrar e fortalecer as ações realizadas ao longo da semana.
Cenário epidemiológico
Dados do Ministério da Saúde indicam que Sergipe registrou 990 casos prováveis de dengue em 2025, redução de 47% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram notificados 1.876 casos. O número de óbitos também caiu: foram confirmadas quatro mortes este ano, ante sete no ano passado.
LEIA TAMBÉM
Reconhecimento Histórico: Hospital de Cirurgia homenageia Márcia Guimarães por liderança na reconstrução da instituição centenária
16 de setPesquisa aponta queda na prevalência de HPV entre jovens após vacinação
15 de set“A qualidade será pioneira no Brasil”, garante diretor sobre o novo Hospital do Câncer de Sergipe
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

