A Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue desempenhando serviços essenciais de cuidado à população durante o Arraiá do Povo 2026, um dos maiores eventos culturais de Sergipe. Com a atuação do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e da Vigilância Sanitária Estadual, o público aproveita a festa com mais segurança e assistência à saúde.
Para promover a prevenção e o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Unidade Móvel de Saúde do Programa IST/Aids e Hepatites Virais já atendeu mais de 100 pessoas desde o início do evento, realizando testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Além disso, o programa também disponibiliza preservativos femininos e masculinos, e folhetos informativos como incentivo à prática sexual segura.
“Temos sete anos de casados e eu só fiz esse teste quando iniciamos o relacionamento, então aproveitei para fazer agora. Essa é uma iniciativa muito importante porque, com o dia a dia, muitas pessoas esquecem de fazer esses exames, como nós”, declarou Roberta de Souza, uma das participantes.
O coordenador do Programa IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Almir Santana, destacou a importância de levar ações de prevenção a um ambiente festivo com grande concentração de pessoas.
“Mais uma vez, a SES leva a Unidade Móvel até o Arraiá do Povo para oferecer testes rápidos, orientações e preservativos, em pleno ambiente do forró. As pessoas aderem à ideia quando são abordadas e, desde o início da programação. Cada pessoa faz quatro testes, sendo eles para detecção de sífilis, HIV, hepatites B e C. Já detectamos casos de todos esses tipos de ISTs”, ressaltou.
As pessoas que apresentaram resultado reagente para algum tipo de IST foram acolhidas e encaminhadas para acompanhamento na rede de saúde, seja em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em serviços especializados, conforme cada caso, para confirmação diagnóstica e início do tratamento adequado.
A equipe da Vigilância Sanitária Estadual também segue fiscalizando a comercialização de alimentos no evento, com o objetivo de garantir a segurança alimentar do público. Durante as inspeções, os fiscais enfatizam a importância da manutenção dos alimentos perecíveis em temperaturas seguras, além de cuidados especiais no manuseio de carnes e derivados, assim como orientações sobre a correta higiene das mãos, utensílios e superfícies de preparo.
“Como lidamos com o público externo, é muito importante toda orientação que venha nos ajudar a oferecer um produto melhor. Quando as pessoas sabem que houve a fiscalização, ficam muito mais seguras para adquirirem os produtos”, pontuou Sérgio Ribeiro, comerciante no evento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) garante a assistência pré-hospitalar do público presente no Arraiá do Povo 2026, contando com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais administrativos, gestores e equipes de apoio.
“Essa estrutura traz mais segurança para todos que estão aproveitando a festa, principalmente para quem vem visitar Aracaju. As pessoas se sentem acolhidas pela hospitalidade, pela organização e pelo atendimento oferecido. A Secretaria de Estado da Saúde está de parabéns”, afirmou Débora Falcão, uma das participantes do evento.
O Samu 192 Sergipe montou um Posto Médico Avançado, preparado para realizar atendimentos, estabilizar pacientes e encaminhar, quando necessário, casos mais complexos às unidades hospitalares. A estrutura conta com leitos de estabilização e observação, e poltronas para administração de medicamentos, possibilitando uma resposta rápida e eficiente às demandas de saúde.
Até o momento, a atuação do Samu 192 Sergipe na festa contribuiu com mais de 840 pessoas que precisaram de atendimento pré-hospitalar e suporte imediato, além de cerca de 40 remoções para unidades hospitalares da rede. A coordenadora médica do Samu 192 Sergipe, Blenda Dias, destacou que a maioria dos atendimentos realizados durante o Arraiá do Povo está relacionada ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
“Estamos na reta final do evento e, até o momento, contabilizamos mais de 840 atendimentos e cerca de 40 remoções para unidades hospitalares. Felizmente, não registramos ocorrências de maior gravidade. A maior parte dos casos envolve pessoas que exageram na ingestão de bebidas alcoólicas, mas nossa equipe permanece preparada para prestar assistência rápida e qualificada sempre que necessário”, frisou.











Fonte: Governo de Sergipe – Saúde
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

