O prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), e o vice-prefeito, José Paes dos Santos, foram diplomados na tarde desta segunda-feira (16) pela Justiça Eleitoral. A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores de Itabaiana e também marcou a diplomação dos 17 vereadores eleitos e 16 suplentes.
Mandato e Compromisso
Os mandatos terão início no dia 1º de janeiro de 2025 e se estenderão até 2028. Durante seu discurso, Valmir agradeceu aos eleitores, à família e às lideranças políticas pelo apoio, prometendo uma gestão baseada em calma, sabedoria e experiência:
“Farei uma gestão para todos. Não se faz uma cidade com apenas um ou dois. Ou só com o prefeito trabalhando. Não é uma responsabilidade só minha, é de todos vocês. […] Devemos estar juntos para que Itabaiana cresça e se desenvolva cada vez mais para o bem da nossa terra.”
Ato de Diplomação
A diplomação é um ato oficial da Justiça Eleitoral que certifica que os candidatos eleitos pelo voto popular estão aptos a tomarem posse nos cargos. Os diplomas foram assinados pelo juiz Herval Márcio, que destacou a importância do momento:
“Que essa diplomação seja o início de uma jornada de responsabilidade e trabalho, simbolizando o compromisso renovado com a democracia.”
Sobre o Diploma
Conforme o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), o diploma inclui:
- Nome do candidato;
- Cargo para o qual foi eleito;
- Indicação da legenda sob a qual concorreu;
- Outros dados, conforme o critério do juiz eleitoral.
A cerimônia representou o compromisso com a renovação democrática e o início de um novo ciclo de trabalho para os eleitos, que assumirão suas funções a partir de janeiro de 2025.