Veja as propostas dos candidatos à prefeitura de Itabaiana para a saúde

A saúde pública é um dos pilares fundamentais para o bem-estar de qualquer coletividade. Um plano de governo eficaz para a área da saúde não apenas define estratégias e metas, mas também garante a execução de ações que respondam às necessidades da população. Em Itabaiana, os candidatos à prefeitura, Valmir de Francisquinho (PL) e Edson Passos (PSD), apresentaram propostas abrangentes para transformar e melhorar a saúde no município. Veja abaixo:

Propostas de Edson Passos (PSD)

Gestão e Tecnologia

– Implantação de prontuário eletrônico integrado.

– Criar o Banco de Dados Médicos, com a digitalização das informações dos pacientes e um sistema integrado entre as unidades da rede de saúde.

– Implantar o sistema “Receituário On-Line” para prescrição de medicamento por sistema de certificação digital, acessado pelas farmácias cadastradas.

Infraestrutura e Atenção Básica

– Construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

– Investir na ampliação da Atenção Básica tornando-a mais inclusiva, com aprofundamento do modelo da estratégia de saúde da Família, com ampliação das equipes e, consequentemente, do atendimento.

– Garantir o funcionamento da farmácia em tempo integral que manterá atualizada a lista de medicamentos a disposição da população e que terá acesso mediante o cumprimento dos protocolos legais.

– Cumprir um planejamento de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos de saúde, bem como o levantamento de necessidade de substituição dos aparelhos existentes e aquisição de novas tecnologias.

Saúde da Mulher e Odontológica

– Implantar o Saúde Mulher, que consiste em um centro de atendimento humanizado dedicado a mulheres.

– Implantação do Programa Sorrinda, que irá disponibilizar tratamentos odontológicos de qualidade.

Diagnóstico e Tratamento

– Reduzir o tempo de espera para consultas nos Postos das Unidades Básicas de Saúde e o tempo para realização de exames e procedimentos de especialidades, ampliando a oferta e acesso a novas tecnologias.

– Ampliar a oferta de diagnóstico de imagem; Raio X, tomografia, ressonância e outros com disponibilização online de imagem e laudos para cada unidade de origem de seus pacientes.

Programas de Prevenção e Atenção Domiciliar

– Investir em programas municipais de prevenção de doenças.

– Implantar o programa de atenção médica domiciliar ao idoso, além de serviços de atenção psicossocial.

Infraestrutura e Equipamentos

– Criar um centro de atenção à saúde com equipe multiprofissional, visando atender os programas do Ministério da Saúde.

– Garantir a disponibilização dos medicamentos e insumos padronizados, com atualização dos itens através do perfil epidemiológico, além de promover ações de educação continuada para o uso racional de medicamentos.

– Incentivar o programa de parto humanizado para aumentar

Propostas de Valmir de Francisquinho (PL)

Atenção Primária à Saúde (APS)

– Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como coordenadora e ordenadora do cuidado em saúde.

– Reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para proporcionar maior conforto e funcionalidade no atendimento à população pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes Multiprofissionais, incluindo salas de reuniões para equipes.

– Construção das Unidades Básicas de Saúde nos povoados Lagoa do Forno, no Conjunto Serapião Antônio de Gois e no Bairro Oviêdo Teixeira.

– Construção de Central de Material de Esterilização, padronizando e garantindo a maior segurança dos materiais utilizados nos procedimentos.

– Ampliação da informatização com aquisição e manutenção de equipamentos de informática e conexão de internet, adequando todas as Unidades de Saúde para utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão.

– Estabelecimento de pontos de teleconsulta ambulatorial com os profissionais da rede nas unidades do interior.

– Operacionalização da marcação de consultas de enfermagem e clínicos gerais via o aplicativo “Meu SUS Digital” para 13% das consultas disponíveis.

– Adesão e habilitação do acesso dos profissionais de saúde do município à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

– Melhoria da comunicação das ESF com a população por meio da aquisição de equipamentos de telefonia fixa e móvel para as Unidades de Saúde.

– Garantia do transporte sanitário para cada ESF, facilitando o deslocamento dos profissionais para ações extramuros e visitas domiciliares multiprofissionais.

– Implementação da responsabilidade técnica na coordenação da APS para cada programa executado pela pasta (Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem e da Pessoa Idosa, entre outros).

– Construção de um Ponto de Apoio à Saúde do Caminhoneiro, garantindo acesso facilitado à assistência à saúde com atendimento médico e de enfermagem, aplicação de vacinas, realização de curativos, aferição de pressão e glicemia, além de agendamentos de exames e procedimentos.

– Aumento das ações de saúde nos povoados e bairros periféricos da cidade.

– Consolidação das práticas corporais com ampliação das turmas do Movimenta Itabaiana e criação de polos fixos de academia da saúde.

Saúde Bucal

– Novo Centro de Especialidades Odontológicas: construção do novo espaço físico e adição de novas especialidades, como odontopediatria.

– Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola: fortalecimento da assistência em saúde com palestras, consultas e tratamento no âmbito escolar, incluindo o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA/ART).

– Saúde Bucal na Zona Rural: aquisição de nova Unidade Odontológica Móvel e continuidade da assistência aos usuários dos povoados.

– Saúde Bucal nas Áreas de Vulnerabilidade Social: integração da saúde bucal com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

– Aquisição de Cadeira Odontológica Portátil como forma de prestar assistência inclusiva às pessoas restritas ao leito em domicílio.

Atenção Especializada e Hospitalar à Saúde

– Construção da Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Municipal de Itabaiana.

– Construção do Centro de Fisioterapia.

– Construção do Centro Especializado em Reabilitação tipo III – CER III.

– Conclusão da construção do Centro de Imagem e Diagnóstico.

– Construção de uma Policlínica para atendimento das especialidades médicas com equipe multiprofissional integrada em um único espaço físico.

– Melhor em Casa – Atenção Domiciliar à Saúde: habilitação de mais uma equipe, especificamente para cuidados paliativos, construção de sede própria e aquisição de ambulância mais equipada.

– Criação de um Núcleo Municipal de Complemento Alimentar para atendimento de pessoas com necessidades dietéticas específicas.

– Apoio financeiro aos pacientes oncológicos em tratamento fora do domicílio.

– Implantação do Disque Diálise com o objetivo de regular os pacientes que utilizam hemodiálise.

– Criação da Central de Regulação de Transporte em Saúde para organizar o fluxo de transporte sanitário aos serviços de saúde do SUS.

Assistência Farmacêutica

– Ampliação do espaço físico da Central de Abastecimento Farmacêutico para aumentar o suporte às unidades de saúde.

– Apoio ao plantio das hortas medicinais comunitárias, oferecendo suporte e realizando parcerias com universidades e outras secretarias estratégicas.

– Formalização da Relação Municipal de Medicamentos.

– Implementação e ampliação da distribuição de medicamentos controlados para mais unidades, com contratação de farmacêuticos.

– Criação do cargo de técnico em farmácia para qualificar a organização e distribuição de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde.

– Execução de atividades preventivas em saúde para a população, visando o uso adequado de psicotrópicos.

Vigilância em Saúde

– Construção da sede do Setor de Endemias, contemplando espaço físico adequado para os Agentes de Endemias.

– Construção do Centro Veterinário Municipal com serviços médico-veterinários, incluindo controle populacional, guarda responsável e combate aos maus-tratos de animais em situação de vulnerabilidade.

– Aquisição de veículos (um para cada programa da Vigilância em Saúde).

– Contratação e credenciamento dos agentes de combate às endemias como parte das Equipes de Saúde da Família.

– Equipamento dos agentes de endemias com equipamentos de informática para agilizar o registro de dados e mapeamento do trabalho.

– Promoção de políticas de saúde ambiental para mitigar os danos causados pelas mudanças climáticas e a ocorrência de doenças.

– Divulgação das ações de controle social, visando à transparência e estímulo à participação da comunidade.

– Criação da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde com a participação de conselheiros de outras secretarias.

– Reconhecimento das práticas populares de produção de saúde, das práticas integrativas e complementares em saúde, dos saberes nos territórios e das práticas de inclusão no SUS.

– Implementação do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) para atendimento dos casos de saúde relacionados ao trabalho.

– Apoio contínuo às campanhas de vacinação nas escolas, em espaços públicos e entre comerciantes e industriários.

– Intensificação da busca ativa vacinal com diversas estratégias para regularizar a situação vacinal, principalmente entre crianças.

Vigilância Sanitária

– Construção de sede própria da Vigilância Sanitária para proporcionar melhor conforto e qualidade no atendimento.

– Aquisição de mais um veículo próprio para o deslocamento das equipes.

– Promoção de atividades educativas em escolas públicas e privadas sobre diversos temas.

– Realização de turmas de capacitação gratuita para comerciantes, adaptadas às suas atividades.

Saúde Mental

– Construção do Caps infantil para atendimento de casos graves de saúde mental infantil.

– Construção do Ambulatório Municipal de Psiquiatria e Psicologia para atender à crescente demanda da população por serviços de saúde mental.

– Capacitação das Equipes de Saúde da Família em acolhimento e manejo em saúde mental para melhorar a comunicação na rede de saúde.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.