O balneário da Praia do Abaís, em Estância, será sede de mais uma etapa do Verão Sergipe entre 27 de fevereiro e 1º de março. A praia, situada a cerca de 70 quilômetros de Aracaju, integra a programação estadual que visita diversas regiões de Sergipe e tem como objetivo aquecer a atividade turística e econômica local.
Promovido pelo Governo do Estado, o Verão Sergipe 2026 traz espetáculos culturais e atrações esportivas. Estância, conhecida como a “Capital Brasileira do Barco de Fogo”, espera aproveitar a combinação de mar, coqueirais e dunas para atrair moradores e visitantes e fortalecer o fluxo de turistas fora do período de Carnaval.
Moradores e trabalhadores locais demonstram otimismo com o evento. O mototaxista José Carlos Ramos, que trabalha na cidade há dez anos, afirma que a iniciativa aumenta o movimento e gera renda extra para quem presta serviço de transporte. Para o barbeiro Jhonatas dos Santos Prata, o festival movimenta a economia e contribui para a geração de empregos e de renda no município.
No setor de alimentação e hospedagem a expectativa também é positiva. O comerciante Fernando Araújo, residente no Abaís há 12 anos, destaca que a alteração do período — deslocando o Verão Sergipe para fora do Carnaval — amplia a oportunidade de trabalho para bares, restaurantes, pousadas e vendedores locais. A operadora de caixa Joice Silva aposta que a nova data e a programação esportiva devem elevar as vendas.
Segundo o gerente de uma pousada à beira-mar, Alexandre Rodrigo Santana, a divulgação do evento já resultou em ocupação total das acomodações voltadas ao Verão Sergipe, o que, na sua avaliação, gera empregos diretos e indiretos para atender à demanda.
Parceria e segurança
A realização do evento envolve cooperação entre o Governo do Estado e a prefeitura de Estância. O prefeito André Graça ressaltou que os três dias de festa geram emprego e renda e agradeceu a parceria com o Estado. Ele também informou que a mudança de data, solicitada ao governador, permitiu mais um fim de semana de movimentação turística e comercial.
Quanto à segurança e serviços, a estrutura prevista inclui Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SMTT e equipes de saúde com ambulância e enfermeiros disponíveis para atender o público na praia.

Turismo e atividades
O secretário municipal de Turismo, Allan Alberto Oliveira, afirmou que o município registrou aumento superior a 30% no número de visitantes em relação ao ano anterior, resultado das ações de promoção conjunta entre Estado e prefeitura. Ele citou atrativos como a Lagoa dos Tambaquis — hoje apontada como o terceiro ponto turístico mais visitado de Sergipe — o Complexo Ambiental Praia do Saco, o Complexo Turístico Porto d’Areia, a Catedral Diocesana, o Complexo Santa Cruz e a tradição do Barco de Fogo.
Na programação esportiva, que pela primeira vez terá estrutura na faixa de areia, o secretário de Esportes Evilázio Ribeiro da Cruz listou modalidades previstas: surf, beach soccer, handbeach, futevôlei, frescobol e ciclismo de estrada, entre outras, abertas à participação de moradores e turistas.
O Verão Sergipe é organizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e da Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Foto: Erick O’Hara
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

