Em parceria com CCEE e EPE, o ONS divulgou revisão que aponta crescimento médio anual de 4,5% da carga entre 2026 e 2030. Para 2026, a carga média prevista é de 84.989 MW, subindo para 101.947 MW em 2030.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgou a segunda Revisão Quadrimestral das previsões de carga para o planejamento da operação de 2026 a 2030. As estimativas indicam um crescimento médio anual de 4,5% na carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante esse período.
Para o ano de 2026, o ONS projeta um aumento de 4,1% na carga global, que deve alcançar 84.989 MW médios. Já em 2030, a carga deve atingir 101.947 MW médios. Esses números levam em consideração a introdução da micro e minigeração distribuída (MMGD) e a expansão de data centers no país. Além disso, para 2026 e 2027, foram ponderados os efeitos do fenômeno El Niño.
Na comparação com a primeira revisão do plano, houve um incremento médio anual de 1.735 MW médios nas expectativas, representando uma variação de 1,9%. Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2026, a previsão foi ajustada de 2,0% para 2,1%. Para o ano de 2027, a expectativa foi revista de 2,4% para 2,0%, em função da desaceleração no ciclo de cortes de juros e a turbulência no Oriente Médio, conforme informado pelo ONS.
“Para o horizonte de 2028 a 2030, foram mantidas as projeções anteriores, cenário que pode ser alterado em caso de acirramento de conflitos geopolíticos, incertezas na política fiscal e monetária, além dos impactos das mudanças climáticas”, ressaltou o órgão.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

