Pular para o conteúdo

SES alerta sobre golpes envolvendo cobranças indevidas a pacientes do SUS

Compartilhe

Fraudes incluem solicitações ilegais de pagamento por exames e cirurgias

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um alerta à população sobre um novo golpe envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Golpistas têm se passado por representantes de unidades de saúde e solicitado pagamentos indevidos para a realização de exames, cirurgias e outros procedimentos médicos.

A SES reforça que essas cobranças são completamente ilegais, pois todos os serviços oferecidos pelo SUS são gratuitos e garantidos por lei. O sistema público de saúde brasileiro é fundamentado pelos princípios da integralidade, equidade e universalidade, assegurando que nenhum cidadão seja cobrado por procedimentos médicos.

Golpistas se passam por hospitais

As fraudes têm sido realizadas por meio de ligações e mensagens em aplicativos, nas quais os criminosos tentam enganar os pacientes com cobranças falsas.

Cesário Venâncio, diretor jurídico da SES, orientou a população: “Se receberem mensagens suspeitas, não respondam. Bloqueiem e denunciem imediatamente. Recomendamos que procurem a Ouvidoria da unidade hospitalar para formalizar a denúncia e registrar um boletim de ocorrência.”

Como denunciar

Para realizar denúncias, a SES disponibiliza os seguintes canais:

  • Disque-Denúncia: 181
  • Polícia Militar: 190

A secretaria também orienta a busca imediata pela Ouvidoria da unidade hospitalar para formalizar reclamações sobre contatos suspeitos.

Ultimas notícias

PRF apreende mais de 10kg de cocaína e arsenal durante abord...
Grupo de Valmir de Francisquinho lidera intenções de voto em...
Flopou! Atos do 1º de Maio expõem decadência da Esquerda e L...
Atriz mirim Millena Brandão morre aos 11 anos após complicaç...
Beber água em jejum faz bem?
Al-Hilal demite Jorge Jesus após eliminação na Champions Asi...