O novo ciclo de aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças tem início nesta segunda-feira (24) em Sergipe. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que destacou que o imunizante é destinado a lactentes de alto risco, como bebês prematuros com menos de 28 semanas de idade gestacional, crianças de até dois anos com cardiopatia congênita em uso de medicações e prematuros com displasia broncopulmonar.
A aplicação do palivizumabe, nome técnico da vacina, será realizada em cinco semanas. A primeira etapa ocorre de 24 a 27 de fevereiro; a segunda, de 24 a 28 de março; a terceira, de 28 de abril a 2 de maio; a quarta, de 26 a 30 de maio; e a quinta, de 30 de junho a 4 de julho. A vacinação será prioritariamente realizada em maternidades e hospitais de referência, como a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Hospital da Criança, Hospital Universitário e Hospital do Coração, além do Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creuza de Brito Figueiredo.
A iniciativa visa proteger as crianças mais vulneráveis às complicações do VSR, vírus que pode causar infecções respiratórias graves. A SES reforça a importância da vacinação para reduzir os riscos de hospitalizações e óbitos nesse grupo.