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Governo federal lança RG Animal: documento gratuito para pets já pode ser emitido online

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Sistema “Sinpatinhas” garante identificação única para animais domésticos; cadastro é gratuito e feito pela internet.

O governo federal lançou nesta quinta-feira (17) o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, conhecido como “Sinpatinhas”, que permite a emissão da chamada “RG Animal”. O documento funciona como uma identidade oficial para cães, gatos e outros pets, com número de registro único e intransferível, válido por toda a vida do animal.

O cadastro é totalmente gratuito e realizado 100% online. Ao final do processo, o tutor recebe um QR Code que pode ser impresso e colocado na coleira do animal, facilitando a identificação em caso de perda, adoção ou resgate.

O sistema também pode ser utilizado por ONGs, abrigos e pessoas jurídicas que atuam na causa animal. A expectativa é que o Sinpatinhas ajude no controle populacional, na guarda responsável e no combate ao abandono de animais.

Como emitir o RG Animal:

  1. Acesse o site oficial do Sinpatinhasgov.br/sinpatinhas
  2. Faça login com sua conta gov.br (CPF e senha)
  3. Preencha os dados do animal: nome, espécie, raça, cor, sexo, entre outros
  4. Anexe uma foto do pet
  5. Gere o QR Code com o número de registro

O documento tem validade permanente e pode ser atualizado caso o tutor mude de endereço ou telefone, por exemplo.

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