Foi publicado o edital da 45ª edição do Exame de Ordem Unificado (OAB 45), etapa obrigatória para bacharéis em Direito que buscam a atuação na advocacia. O processo seletivo será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Inscrições e Taxa
- Período de Inscrição: As inscrições estarão abertas das 17h do dia 6 de outubro até as 17h do dia 13 de outubro, exclusivamente no site da FGV.
- Taxa: O valor da taxa de inscrição é de R$ 320, com prazo final para pagamento até as 17h do dia 27 de novembro.
- Isenção: Poderão solicitar a isenção da taxa os candidatos inscritos no CadÚnico e aqueles que comprovarem ser de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos).
Quem Pode Participar
O Exame da OAB 45 está aberto para:
- Bachareis em Direito formados em instituições reconhecidas pelo MEC, mesmo que ainda não tenham recebido o diploma.
- Estudantes que estejam no último ano da graduação ou nos dois semestres finais do curso de Direito.
Datas das Provas e Áreas de Escolha
O exame é composto por duas etapas eliminatórias:
| Etapa | Data de Aplicação | Requisito de Aprovação |
| 1ª Fase (Prova Objetiva) | 21 de dezembro | Mínimo de 50% de acertos (40 das 80 questões) |
| 2ª Fase (Prova Prático-Profissional) | 22 de fevereiro de 2026 | Nota igual ou superior a 6,0 (de um total de 10 pontos) |
Na 2ª fase (Prático-Profissional), o examinando deve escolher uma das seguintes áreas jurídicas:
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Constitucional
- Direito do Trabalho
- Direito Empresarial
- Direito Penal
- Direito Tributário
Detalhes das Provas
A 1ª Fase terá 80 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas obrigatórias do curso de Direito, além de temas como Ética Profissional (Estatuto da OAB), Direitos Humanos, Direito do Consumidor, Direito Previdenciário e Direito Eleitoral.
A 2ª Fase será dividida em duas partes: a redação de uma peça profissional (valendo até 5 pontos) e quatro questões discursivas (situações-problema), com valor de 1,25 ponto cada. O tema da peça e das questões será baseado na área jurídica escolhida no ato da inscrição.
As inscrições para a participação no 45º Exame poderão ser feitas entre as 17h do dia 6 de outubro e as 17h do dia 13 de outubro, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV).
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

