O Conselho Gestor do Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas (FERDT) se reuniu nesta quinta-feira (22) na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) para avaliar três iniciativas que pleiteiam recursos provenientes de multas e indenizações trabalhistas coletivas.
Projetos apresentados
Entre as propostas, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) apresentou o Sergipe Delas – Mulheres na Reciclagem, que pretende adquirir triciclos elétricos de carga para cooperativas e catadoras lideradas por mulheres. Segundo a secretária executiva Isabela Mazza, 80% das pessoas que atuam na coleta de resíduos sólidos no estado são mulheres, e o equipamento deve reduzir esforços físicos, melhorar a saúde e ampliar a renda desse público. A relatoria ficou a cargo do Ministério Público de Sergipe (MPSE).
A Associação Sergipana de Amigos do Autista (AMATea) levou ao colegiado o Sergipe Neuroinclui, voltado à formação e à inclusão de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho. O procurador do Trabalho Ricardo Carneiro, representante da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT) no FERDT, assumiu a análise da matéria.
Já a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) apresentou o Liberdade que costura – Autonomia Econômica Pós-cárcere, direcionado à ressocialização de internas e egressas do sistema prisional por meio de cursos de corte e costura e da implantação de uma fábrica social. O projeto prevê remissão de pena para as detentas participantes e a entrega de uma máquina de costura quando deixarem o presídio. A SPM será responsável pela relatoria.
Outras propostas em tramitação
Continuam em avaliação dois projetos debatidos em encontros anteriores: o Caminhos para a Dignidade, que atende pessoas em situação de rua e migrantes, e a iniciativa de Formalização e Capacitação de Lavadores e Guardadores de Veículos em Sergipe. De acordo com o procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, os relatores solicitaram diligências adicionais para assegurar rigor técnico na apreciação.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Gestor, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles. Também participaram o procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas; o procurador do Trabalho Ricardo Carneiro; representantes da Seteem, da Seasic, da SPM e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

