A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (3) a retomada do financiamento, com recursos da caderneta de poupança, para a compra de imóveis residenciais com valor superior a R$ 2,25 milhões.
A operação será feita dentro do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e volta a permitir que pessoas físicas contratem crédito para imóveis de alto padrão utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), principal fonte do crédito imobiliário no país.
A linha para esse segmento estava suspensa desde outubro de 2024 para contratações individuais, quando a Caixa passou a dar prioridade a imóveis de menor valor diante da redução dos recursos disponíveis na poupança.
Em nota, a vice-presidenta de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, informou que o pacote habitacional lançado no fim do ano passado ampliou a disponibilidade de recursos da poupança destinados ao crédito habitacional, o que possibilitou a retomada gradual das operações na faixa superior a R$ 2,25 milhões.
Segundo a instituição, a reabertura amplia a atuação do banco no segmento habitacional, fortalece o relacionamento com clientes de renda mais elevada e contribui para o aquecimento do mercado imobiliário e da construção civil.
Situação regulatória e medidas recentes
Em outubro de 2025, o governo implementou um novo modelo de crédito imobiliário que prevê a redução gradual da destinação dos depósitos da caderneta para o compulsório — os recursos que os bancos devem manter parados no Banco Central — com a meta de que, progressivamente, 100% dos depósitos da poupança possam servir como referência para o crédito habitacional.
Com as mudanças regulatórias e a melhora na liquidez do SBPE, a Caixa decidiu ampliar novamente sua atuação para o segmento de alto padrão, voltando a oferecer financiamento em todas as faixas do crédito imobiliário consideradas pelo banco.
Suspensão e critérios adotados anteriormente
Desde 2024, a Caixa vinha destinando recursos da poupança prioritariamente ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que atende imóveis de menor valor. A medida tinha como objetivo democratizar o acesso ao crédito, atingir um maior número de famílias e ajustar a oferta à queda na captação da poupança, que registrou mais saques do que depósitos nos últimos anos.
Selo de sustentabilidade
A Caixa já havia retomado, anteriormente, o financiamento para a construção de imóveis no âmbito do SFI, mas condicionou essas operações à obtenção do Selo Casa Azul Uni, certificação de sustentabilidade concedida pelo banco. O selo avalia critérios ambientais e de eficiência das obras, classificando os empreendimentos nos níveis Bronze, Prata ou Ouro, alinhando a medida às metas de ESG da instituição.
Com a decisão anunciada nesta terça-feira (3), a Caixa volta a atuar com recursos da poupança em todas as faixas do crédito imobiliário, ampliando a oferta tanto para imóveis populares quanto para unidades de maior valor.
Com informações de Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

