A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na terça-feira (6), a comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones fabricados pela DViez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. A medida foi tomada após a própria empresa informar o surgimento de fungos na superfície dos produtos e iniciar recolhimento voluntário.
Panetones afetados
Estão incluídos na determinação os lotes:
• Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 140 g – lote 251027;
• Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons Formato de Língua de Gato 700 g – lote 251027;
• Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 700 g – lote 251027;
• Panetone com Frutas Trufado Tradicional 700 g – lote 251027.
Todos têm validade até 27 de fevereiro. A Agência Brasil procurou a DViez, mas a empresa ainda não se pronunciou.
Suspensão de produtos com cogumelos
A Anvisa também determinou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e consumo de todos os produtos alimentícios da Coguvita II Alimentos Ltda., marca Smush Smushnuts. Os itens contêm os cogumelos Lions Mane e Cordyceps, ingredientes que não possuem avaliação de segurança para uso em alimentos no país.
Entre os produtos proibidos estão:
• Pasta de Cacau e Avelã com Cogumelos;
• Pasta de Amendoim com Cogumelos;
• Barra de Frutas, Amendoim, Clara de Ovo e Cogumelos;
• Granola;
• Mix de Castanhas, Sementes e Cogumelos;
• Granola Keto;
• Cápsula de Café Mushroom Espresso;
• Cápsula de Café Energy Mushroom Espresso.
Segundo a agência, além do uso de ingredientes não aprovados, a divulgação dos produtos atribui benefícios à saúde mental, memória, foco e imunidade sem comprovação científica.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

