A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oficializou, na manhã desta segunda-feira, 3 de junho, a entrega do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026-2029 à prefeita Emília Corrêa. O documento estabelece diretrizes, objetivos, metas e ações que irão orientar a política pública de saúde em Aracaju nos próximos quatro anos.
O plano é resultado de dez meses de elaboração participativa, que envolveu diretorias e coordenações da SMS, instituições de ensino, representantes do Ministério da Saúde, entidades da sociedade civil e organismos profissionais, entre eles a Sociedade Brasileira de Endocrinologia de Sergipe, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Sergipe (Sogise) e a Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe).
Segundo a secretária municipal da Saúde, Débora Leite, o PMS apresenta um diagnóstico da situação atual da rede e aponta necessidades prioritárias, com atenção especial a grupos mais vulneráveis, em conformidade com o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “É um plano abrangente, construído com foco em políticas afirmativas”, afirmou.
Além da análise situacional, o documento inclui ferramentas de gestão para nortear a execução das ações e o monitoramento de resultados, garantindo eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos.
A consultora extraordinária Iraneide Santos, responsável pela sistematização do material, explicou que o conteúdo foi desenvolvido a partir de diretrizes técnicas e evidências concretas, conectando diagnósticos, metas e soluções. Foram considerados relatórios de conferências de políticas sociais, indicadores do Tribunal de Contas e resultados de consultas públicas.
Após a apresentação oficial, o Plano Municipal de Saúde 2026-2029 será encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde. Depois de apreciado, seguirá para análise da Câmara Municipal de Aracaju.
LEIA TAMBÉM
Crime no Santos Dumont: Homem é indiciado por matar colega de trabalho a pauladas dentro de madeireira em Aracaju
16 de setCâmara de Aracaju zera ISS para o transporte coletivo na tentativa de conter aumento da passagem
16 de setValmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

