Sempre muito elogiado pelo atual governador Fábio Mitidieri (PSD), sobretudo por ter conseguido equilibrar as finanças do governo de Sergipe durante sua passagem pelo comando do Poder Executivo Estadual, o ex-governador Belivaldo Chagas (PODE) agora é, oficialmente, candidato a vice-prefeito de Aracaju, considerando que seu registro está formalizado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na chapa encabeçada pela candidata a prefeita da capital, a deputada federal Yandra Moura (União).
Quando do anúncio de seu nome, ainda como pré-candidato, alguns setores da imprensa e da classe política chegaram a questionar a indicação do ex-governador para disputar uma eleição como vice-prefeito, mesmo sendo da capital do Estado. Houve quem entendeu que Belivaldo estava reduzindo seu potencial político; outros já avaliaram que o “galeguinho” estava aceitando o desafio por ambição, por apego às benesses oficiais que o Poder costuma proporcionar.
Mas, desde o princípio, justiça seja feita, Belivaldo se apresentou como uma “alternativa”, uma “possibilidade” para somar dentro do agrupamento liderado por Fábio Mitidieri. Em nenhum momento o ex-governador adotou o discurso de “rompimento” ou de qualquer tipo de pressão para que seu nome estivesse no “centro das atenções”; ainda assim, ele foi o escolhido para compor uma chapa majoritária ao lado da primeira deputada federal por Sergipe, sendo a mais votada nas eleições de 2022.
O discurso que se encaixa para a chapa Yandra e Belivaldo é a soma da juventude e vontade de realizar da jovem parlamentar com a experiência administrativa e a lealdade do ex-governador. Uma estratégia que foi muito contestada no princípio, mas que após o anúncio de outras candidaturas a vice-prefeito, hoje já se tem outra percepção do cenário, onde muitos que criticaram o “galeguinho” agora já começam a entender que sua presença no contexto pode ser decisiva para a vitória em Aracaju.
A candidata Emília Corrêa (PL) tem o vereador Ricardo Marques (Cidadania) como seu vice; determinado e arrojado, um jornalista inquieto, que fiscaliza de perto o descaso do poder público de Aracaju, mas que não tem a “bagagem política” e a experiência administrativa de um Belivaldo que já foi deputado estadual, secretário de Estado, vice-governador e governador. Outros vices anunciados como Fabiano Oliveira (PP), Professor Ayslan Araújo (MDB), a professora Rosângela Santana (PT), Alexis Pedrão (PSOL) e a advogada Lânia Barboza (Novo) seguem na mesma linha.
Como “o tempo é o Senhor da Razão”! Criticado quando do convite feito por Yandra Moura para compor a chapa majoritária, dentre todos os nomes citados acima, por tudo o que já viveu, e por não ter qualquer mácula contestando seu nome ou conduta, não é exagero afirmar que Belivaldo Chagas é sim o candidato a vice-prefeito mais preparado dentre os que pretendem disputar as eleições municipais deste ano. Há quem goste do “galeguinho” e há quem o conteste, mas hoje já não se nega que sua presença na chapa foi acertada! Mais uma “jogada de mestre” de quem usa a estratégia na política…
Veja essa!
Em um ato no Iate Clube de Aracaju, o PDT realizou sua Convenção para oficializar a candidatura de Luiz Roberto (PDT) para a Prefeitura da capital; o vereador Fabiano Oliveira (PP) foi formalmente efetivado como candidato a vice-prefeito na chapa majoritária.
E essa!
Participaram do ato no Iate Clube o governador Fábio Mitidieri; o senador Laércio Oliveira (PP); o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT); a deputada federal Delegada Katarina (PSD); o secretário de Estado Jorginho Araújo (PSD); o ex-governador Jackson Barreto; e o ex-deputado Valadares Filho (Solidariedade); dentre outras lideranças políticas.
Continuidade?
Ao defender Luiz Roberto – sua indicação – como “o melhor nome para a cidade”, durante a Convenção do PDT, o prefeito Edvaldo Nogueira usou o termo “continuidade”, só que graças a sua rejeição administrativa hoje o bloco liderado por Fábio Mitidieri conta com três candidaturas a prefeito de Aracaju. Será mesmo o desejo pela continuidade?
Yandra Moura
A candidata a prefeita Yandra Moura recebeu, nessa segunda-feira (5), em um evento realizado num hotel da Orla de Aracaju, o apoio de mais de 500 pastores e 88 denominações evangélicas. Ela teve recebido cada vez mais adesões importantes para seu projeto de chegar à PMA.
Apoio para Rafaela
A convenção que confirmou o nome de Rafaela de Hilda (Republicanos) como candidata a prefeita de Lagarto, chamou a atenção não apenas pelo volume de apoiadores que foram prestigiar o evento, mas pelas presenças do senador Laércio Oliveira (PP) e do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), mesmo com o governador Fábio Mitidieri declarando apoio para Sérgio Reis (PSD) naquele município…
Bomba!
Tem partido político em Sergipe “escolhendo” para onde deve enviar a ajuda financeira para ajudar as candidaturas a prefeito e a vereador e. em algumas cidades, sem o devido suporte da legenda, já tem muita gente desistindo ou ameaçando “pular do barco” antes que ele afunde…
Exclusiva!
Esta é para deixar um monte de gente que se “apodera” da informação alheia e sai propagando por aí, sem nem sequer dar um telefonema avisando: até o próximo dia 16, quando a campanha eleitoral se inicia de fato nas ruas, uma candidatura para a PMA receberá uma série de novas adesões importantes e decisivas. Para deixar o povo ainda mais curioso, algumas alianças saem ainda esta semana e vão deixar muita gente sem ação…é aguardar!
NOVO tem vice
O candidato a prefeito de Aracaju, Zé Paulo Leão (Novo), usou suas redes sociais nessa segunda-feira (5), para anunciar que a advogada Lânia Barboza (Novo) será a candidata a vice da chapa encabeçada por ele. Zé Paulo mantém sua pauta conservadora, e não demonstra interesse na política de alianças.
Fórum Nacional
As inscrições para o XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas continuam abertas no site da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon). O evento acontece de 14 a 16 de agosto de 2024 e está sendo idealizado pela Ampcon, Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE).
Audiência
Cumprir a lei de aprendizagem. Esse é o objetivo do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e do Ministério Público de Sergipe (MPSE), ao realizarem uma audiência com representantes do Estado e do Município de Aracaju. Na última sexta-feira, as promotoras de Justiça Lilian Carvalho e Talita Cunegundes, e o procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro realizaram uma audiência na sede do MPSE.
Lei de Aprendizagem
Em Sergipe, mais de 20 municípios já cumprem a Lei de Aprendizagem na Administração Pública. O Estado e o Município de Aracaju têm leis aprovadas e os Ministérios Públicos reforçaram a necessidade do cumprimento da legislação. “A juventude precisa se sentir útil à sociedade. Olho para a Zona Sul da capital e não vejo apenas as praias e belezas naturais. Existem muitos problemas sociais. Ou a gente enfrenta, ou nós poderemos ser as próximas vítimas. É preciso oferecer oportunidades e dignidade para que as pessoas possam ressignificar suas vidas”, destacou a promotora Talita Cunegundes.
Lilian Carvalho
Durante a audiência, a promotora de Justiça Lilian Carvalho destacou a experiência positiva com a Aprendizagem Profissional, principalmente em relação aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. “Temos vários exemplos de histórias que foram transformadas por causa dessa oportunidade. É isso que nos motiva na caminhada: as parcerias concretas, que mudam as vidas, como as desses jovens”, ressaltou a promotora.
Alô Lagarto!
Em novo livro de crônicas, sergipano Iuri Rodrigues reúne mulher trans, ator global, personagens anônimos e delegado de polícia civil. “Esperando por você” traz textos de encontros de amor, arte, cultura e morte, e coloca Lagarto no cenário nacional como um berço de escritores que falam de pessoas anônimas e que impactam na sociedade.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com