Aracaju receberá, nos dias 25 e 26 de outubro, a primeira edição do Campus Party Weekend Aracaju, encontro gratuito que reunirá especialistas em tecnologia, criatividade e educação na Universidade Tiradentes (Unit). A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), em parceria com o Governo de Sergipe.
“Estamos conectando estudantes, empreendedores, pesquisadores e criadores em um mesmo espaço de troca e aprendizado”, avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, ao destacar o potencial de Sergipe para se tornar referência em tecnologia no Nordeste.
Programação principal
A palestra de abertura, “IA: PQP!”, será conduzida pelo professor e criador da plataforma Curso em Vídeo, Gustavo Guanabara, no sábado (25), das 11h30 às 12h30. O educador explicará, de forma didática, a base matemática e estatística das ferramentas de inteligência artificial, apresentando ainda um framework para criação de prompts de qualidade.
No mesmo dia, das 14h50 às 16h20, ocorre o primeiro painel do Fórum do Marco Regulatório da Inteligência Artificial, intitulado “Adolescência Digital entre Telas e Algoritmos: Como Proteger os Mais Jovens em um Mundo Digital”. A jornalista Jéssica Senra mediará a discussão entre a professora Débora Garofalo, o professor Gustavo Guanabara e o pesquisador João Victor Archegas, que abordarão impactos das tecnologias digitais na infância e adolescência.
No domingo (26), das 14h50 às 16h20, o painel “Agentes de IA e Gêmeos Digitais: O Futuro da Inteligência Artificial em Diferentes Setores” reunirá o professor Sandeco Macedo, o médico Gerson Yoshinari e o gerente do Serpro Carlos Rodrigo Fonseca Lima, com mediação de João Victor Archegas. O debate tratará de aplicações práticas das tecnologias em direito, saúde, educação, serviços públicos e dos desafios éticos envolvidos.
Outros convidados
Entre os nomes confirmados estão:
- Kananda Eller (Deusa Cientista), divulgadora científica;
- Gabriel Pato, especialista em cibersegurança;
- Dani Molo, cofundador do canal Você Sabia?;
- Felipe Titto, influenciador e empresário;
- Ivys Urquiza, embaixador do YouTube Educação no Brasil.
Para o presidente global da Campus Party, Francesco Farruggia, a edição sergipana reforça o papel do evento na inclusão digital e na democratização do conhecimento. “Queremos mostrar que o futuro digital deve ser construído de forma colaborativa e inclusiva”, disse.
A programação completa inclui palestras, workshops, desafios e atividades interativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial da Campus Party.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

