O Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto, do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), realizou quase 60 implantes de marca-passo nos últimos seis meses e zerou a fila para esse tipo de cirurgia no estado.
Atendimento rápido
A aposentada Maria de Lourdes, moradora de Pedro Alexandre (BA), procurou o Hospital Regional de Itabaiana após sentir tonturas, desmaios e dores no peito. O quadro se agravou, e ela foi transferida para o Huse, onde exames confirmaram bradiarritmia — frequência cardíaca muito baixa — e indicaram a necessidade do dispositivo.
“Estou achando uma maravilha. Fico muito grata a todos. Não pensava que fosse tão rápido”, disse a paciente sobre a agilidade do atendimento.
Impacto na rede pública
Segundo o cardiologista José Edvaldo Santos, coordenador da linha de cuidado cardiovascular do Huse, o marca-passo é essencial para tratar arritmias graves que provocam bradicardia. “Nos últimos meses, implantamos mais de 50 dispositivos. Agora, o procedimento é realizado em 10 a 15 dias após a solicitação e, em casos de emergência, no mesmo dia”, afirmou.
A cirurgiã cardíaca Leila Nogueira explicou que o dispositivo regula o ritmo cardíaco e evita novos episódios de arritmia lenta. “Ele coordena a atividade elétrica do coração, impedindo que o paciente volte a apresentar a bradiarritmia”, reforçou.
Com a expansão da capacidade do serviço — gerenciado pela Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC) —, o Centro de Hemodinâmica consolida-se como referência no tratamento de arritmias em Sergipe, oferecendo atendimento mais rápido e reduzindo o tempo de espera para pacientes cardíacos.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

