Pular para o conteúdo

Cerimônia de Instalação da ALCAM/SE

Compartilhe

Por Jilberto Rodrigues de Oliveira

Ocorreu na tarde de sábado, 21 de dezembro de 2024, às 16h30, no salão de eventos da Igreja Matriz de São José, em Malhador, Sergipe, a Solenidade de Instalação e Posse dos Membros Fundadores da ALCAM/SE – Academia de Letras, Ciências e Artes de Malhador. O Silogeu foi presidido pelo Ilustre Confrade Domingos Pascoal de Melo, representante do Doutor Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras.

Abertos os trabalhos da solenidade, formou-se o dispositivo e foi nomeada uma comissão, composta por Lucas Lamonier (AGL) e Isys Lorrany (ASAS), que teve como objetivo conduzir os novos acadêmicos à frente da mesa a fim de que pudessem ser empossados. A trilha sonora executada nesse momento, via mídia, foi a canção “Oh, Happy Day” cuja autoria é de Edwin Hawkins e cantada pelo Coral Black To Black. A seguir, deu-se entrada às Bandeira do Brasil, de Sergipe e de Malhador e, em ato contínuo, foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela Filarmônica Jacinto de Figueiredo, sob a regência do maestro Beethovem Sales de Assis, sendo que a letra do nosso Hino foi cantada pela cantora solista lírica Luzia Cláudia de Jesus e acompanhado por todo o público presente. Feito isso, Domingos Pascoal, o Presidente da Mesa, pronunciou o Ato de Instalação e, após a fala dele, a confreira Maria Rosilene Andrade foi convidada a postar-se à frente dos confrades e confreiras noveis a fim de pronunciar o Juramento Acadêmico.   

No ato seguinte, Domingos Pascoal fez o Pronunciamento Protocolar. Terminado esse momento, deu posse ao professor e escritor Jilberto Rodrigues de Oliveira, na Cadeira n° 01, como Primeiro Presidente da ALCAM. Uma vez empossado, o novo presidente assumiu os trabalhos, empossando os demais membros fundadores da arcádia literária malhadorense, os quais são citados a seguir.

Na Cadeira n° 02, foi empossada a Ativista Cultural Luzia Cláudia Souza de Jesus; na Cadeira n° 03, a professora e museóloga Gedma Maria dos Santos; na Cadeira n° 04, a Médica Thaynara Santos de Oliveira; na Cadeira n° 05, o Professor Doutor em Física Camilo Bruno Ramos de Jesus; na Cadeira n° 06, o Pedagogo e Empresário Andeson Tavares; Na Cadeira n° 07, o também Pedagogo Elias Marciel Soares; na Cadeira n° 08, a Professora e Jornalista Ivalda Maria de Jesus; na Cadeira n° 09, o Historiador e Cabo da PM Adelmo Fernando Barreto; Na Cadeira n° 10, o Professor e Biólogo Allan Teles de Lima; na Cadeira n° 11, o Físico e Artista Plástico Sandro Wagny Souza Santos; na Cadeira n° 12, o Professor com Pós-Doutoramento Ronaldo Nunes Linhares; na Cadeira n° 13, o Professor e Físico Jorge Luiz da Silva Filho; na Cadeira n° 14, o Professor José Alvino de Almeida; na Cadeira n° 15, a Professora e Mestra Arlene Ercília de Jesus Invenção; na Cadeira de n° 16, o Professor e Advogado José Barros dos Anjos; na Cadeira n° 17, o Professor e Químico Alisson de Oliveira Macena e, por último, na Cadeira n° 18, a Professora Pedagoga Maria Rosilene Andrade.

À solenidade, compareceram cidadãs e cidadãos locais e de outros municípios sergipanos. Dentre as personalidades e autoridades políticas, marcaram presenças o Sr. Francisco de Araújo Júnior, Assisinho, Prefeito de Malhador e o Sr. Floro Alves de Araújo Júnior, Vice-prefeito. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Sr. Antônio Luiz dos Santos e a Srª Geane Vieira Mendonça. Representando as entidades religiosas, estavam presentes o pároco local, Pe. Adeilson Almeida de Jesus, e o Sr. Elon Torres Lemos, Pastor da Primeira Igreja Batista de Malhador. A Companhia de Saneamento de Sergipe, DESO, foi representada pelo Sr. Manoel Ciro Vieira de Souza. Engrossando a lista de outras ilustres personalidades, fizeram-se presentes ao evento as seguintes pessoas: Arthur Ferreira Santos, Secretário Municipal da Comunicação; Maria Altair dos Santos, Diretora do Departamento de Pessoal; Amanda Pereira de Jesus, Secretária Municipal da Saúde; Thayná Souza dos Santos Costa, Secretária Municipal da Educação; Maria Alves Bispo Vieira, Diretora da EM Clotildes de Jesus Silva e Maria Valdelice da Silva Menezes, Diretora da EM José Joaquim Pacheco.

No Silogeu que foi presidido pelo Ilustre Confrade Domingos Pascoal de Melo, também marcaram presenças outros distintos confrades e confreiras das demais academias coirmãs do estado. Dentre esses, citam-se Cris Souza, Presidenta da Academia Municipalista de Sergipe; Jodoval Luiz dos Santos, Presidente da ARLA; Âmila Bethoven, representante da Academia de Letras de Maruim; Carlos Alexandre Aragão, representante da Academia de Letras de Aquidabã; Lucas Lamonier, representante da Academia Gloriense de Letras; Carlos Oliveira Nascimento, membro do Movimento Via Láctea de Nossa Senhora da Glória; Salete Nascimento, representante da Academia de Letras de Nossa Senhora das Dores; Hélio de Souza Oliveira, representante da Academia Cristinapolitana de Letras; Antônio Saracura e José Almeida Bispo, representantes da Academia Itabaianense de Letras; Maria Valdete dos Santos, representando a AJLA; Edilma Rainha, presidenta da Academia de Letras de Areia Branca; Isys Lorrany, representante da ASAS; Wesley Azevedo Costa, representante da ALAM; José Ginaldo de Jesus, Presidente da Academia de Letras de Estância e Cleverton Santos Figueiredo, representante da Academia de Letras Estudantil de Sergipe. Também, incluindo-se aos que se encontravam presentes, mencionam-se Edivânia Silva Santos, Aracaju; Maria Valdete dos Santos, Japoatã e Elenilde Silva Santos, Areia Branca.

A parte cultural do evento solene ficou sob o encargo da Banda Filarmônica Jacinto de Figueiredo, sob a regência do maestro Beethovem Sales de Assis. A referida Filarmônica executou músicas clássicas, trilhas sonoras de filmes e peças musicais de autores brasileiros.   

Durante a Sessão Solene, foram condecorados cidadãos e cidadãs que colaboraram direta ou indiretamente para que o evento acontecesse. Dentre esses receberam Certificados: Pe. Adeilson Almeida de Jesus, pároco da Igreja Matriz de São José; Anna Lúcia Menezes de Araújo, estudante de Pré-Vestibular; Anne Mirella da Silva, aluna da EM José Joaquim Pachêco; Antônio Luiz dos Santos, vereador do Povoado Alecrim; Carlos Oliveira Nascimento, Ativista Cultural; Cláudia Cristiane dos Santos, professora da Rede Municipal de Malhador; Domingos Pascoal de Melo, representante da ASL; Haidê Machado Lima, estilista responsável pela criação do casaco acadêmico da ALCAM; Jilberto Rodrigues de Oliveira, presidente da ALCAM; Júlia Maria Vieira dos Santos, aluna do CE José Joaquim Cardoso; Luzia Cláudia Souza de Jesus, Ativista Cultural; Sr. Manoel Ciro Vieira de Souza, representante da Deso – Companhia de Saneamento de Sergipe/Gerência de Produção e Distribuição Centro Oeste; Marília Santos Oliveira, professora da Educação Básica; Thayná dos Santos Siqueira, aluna do CE José Joaquim Cardoso e Victória Andrade dos Santos, aluna Universitária. 

Com duração de quase três horas, o evento se encerrou com um discurso de agradecimento, feito pelo presidente empossado Jilberto Rodrigues de Oliveira. A seguir, sob uma trilha sonora ao fundo, em que eram executadas As Quatro Estações de Vivaldi e Afrikaan Beat, Canção de Bert Kaempfert, acadêmicos e os convidados juntaram-se para tirar fotografias, sob a direção de César Vinícius Mercena dos Anjos, fotógrafo exclusivo para o evento. Nesses registros fotográficos, houve a foto oficial e outras inúmeras tiradas com as confreiras e confrades.

E, dessa forma, nascia na tarde daquele sábado, conforme leu a Médica Thaynara Santos de Oliveira, Mestra de Cerimônias, em seu discurso de abertura, situando o espaço temporal em “primeiro dia do verão de 2024, Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, data em que se comemorou, embora com atraso, o Primeiro Centenário de Ariosvaldo Figueiredo, ilustre sergipano nascido em Malhador, Ano em que se comemorou os 200 anos da nossa Primeira Constituição de 1824, Ano em que se realizou a décima edição do Festival Rock in Rio e, Ano em que pela primeira vez, comemorou-se o Dia da Consciência Negra em âmbito Nacional como feriado”, a ALCAM/SE. Arcádia literária que nasceu forte, sob boas perspectivas, haja vista que no dia da sua Instalação foi lançada uma Antologia cujo título é Ariosvaldo Figueiredo, Patrono Maior dessa nova confraria das Letras, das Ciências e das Artes de Malhador, de Sergipe e do Brasil. 

Jilberto Rodrigues de Oliveira é Membro Titular Fundador da ALCAM/SE, eleito Primeiro Presidente e Empossado no dia 21/12/24; é membro da AMS; é membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – MG; é professor e escritor e autor das seguintes obras publicadas: Trilhas do Cipoal (2021); Esquina do Arco-íris (2022); Vereda das Flores e Outras Crônicas (2022) e Vitrine das Máscaras (2023).   

Ultimas notícias

Morre aos 94 anos o bicheiro Piruinha, ícone da antiga cúpul...
Guarany e Itabaiana empatam em Porto da Folha pelo Campeonat...
Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 2...
Preso PM suspeito de ser o segundo atirador contra delator
Empresa no RJ revendia carne que estragou durante enchentes ...
Pernambuco decreta situação de emergência em 117 cidades dev...